terça-feira, 26 de abril de 2011

Floresta Nacional de Ipanema

Morro de Ipanema, Fazenda Nova Ipanema e recentemente Floresta Nacional de Ipanema, são alguns dos nomes pelos quais este local único é conhecido.




As histórias, causos e lendas que cercam o lugar também são muitas, atraindo diferentes grupos de pessoas, desde Ufólogos até ciclistas de final de semana em busca de tranqüilidade, com uma pequena dose de aventura em suas pedaladas.



No local funcionou a Real Fábrica de Ferro de Ipanema, entre 1818 e 1895 e parte das construções se encontram ainda no local. Diversos personagens de nossa historia por lá também passaram, contribuindo para o repertorio de “teorias fantásticas”  que fazem a sua fama.




 

Estive lá neste feriado de Páscoa e esta é a 4ª vez que visito o local, sendo que nas vezes anteriores participei das trilhas existentes.
No momento apenas as trilhas da “Pedra Santa” e “Afonso Sardinha” estão abertas ao publico e devem ser feitas com acompanhamento de guias, encontrados no local.






O local é administrado agora pelo Instituto Chico Mendes que implantou, alem de outras melhorias, trilhas para ciclismo e circuito de arvorismo, mas na ocasião senti falta de alguma opção de comercio de bebidas e alimentos.
Como já havia feito as trilhas, nesta visita me concentrei em fotografar a natureza, ficando apenas nas imediações da Sede do local , das ruínas da fabrica e da Barragem que forma o lago.Em aproximadamente 4 horas que lá permaneci pude vislumbrar uma diversidade enorme de aves, insetos e plantas suficientes para deixar qualquer fotografo extasiado.



Deixo para vocês algumas destas belezas e a promessa de voltar em breve, para este local realmente Mágico.













quarta-feira, 20 de abril de 2011

EU VOU NA JANELINHA!!!


Todo mundo já disse isto em algum momento de nossas vidas, seja durante um passeio no carro da família, em uma viajem com os amigos ou a bordo de um destes MegaSuperBlaster Ônibus de Turismo, usados pela maior parte das operadoras.
A questão é que passado o interesse inicial pela paisagem, as pessoas fecham as cortinas , que acabam servindo de anteparo para o excesso de saliva que se acumula na boca, durante o sono incontrolável.
Mas fotógrafos são seres diferentes e enquanto a maioria se porta assim, nós gostamos de ficar acordados e atentos a tudo que passa por esta janela para o exterior, protegidos e estimulados  pelo anonimato deste verdadeiro Blind.

Crianças egípcias acenando para os veículos que passavam, proximo a Abydos

Durante minha passagem pelo Egito, saímos um dia bem cedo de Luxor, pois faríamos uma visita ao Templo de Abydos e o trajeto de ônibus demoraria umas 2 horas.A frase que soltei logo na entrada do veiculo foi...”eu vou na janelinha”.
Com a câmera na mão, acoplada a uma lente zoom 28-200mm, pude observar a paisagem mudando quanto mais nos dirigíamos para o interior, sempre margeando o rio Nilo.
Cidades deram lugar a pequenas vilas, que foram substituídas por pequenos núcleos de habitações típicas, até desaparecerem e apenas o rio permanecer emoldurado pela vegetação
Vez ou outra esta monotonia era quebrada por um pequeno barco de pesca, com seus ocupante praticando a mesma pesca artesanal, da mesma forma que seus antepassados faziam, milhares de anos atrás.
A luz também mudava a cada curva da estrada  e diferentes tons e nuances podiam ser observados e registrados.
Divido com vocês agora um pouco desta experiência.












segunda-feira, 11 de abril de 2011

Spaghetti i Prosciutto ao molho de Salsa Tartufata

Recentemente em minha viagem a Itália, na cidade de Assis pude saborear este delicioso prato em uma Cantina bem típica, com uma cozinha familiar e ambiente bem acolhedor. Aliás estas características estavam presentes em todas as pequenas Cantinas que pude visitar, talvez isto seja um reflexo do local (quem já foi a Assis sabe do que estou falando).

Bom...voltando ao prato, consiste em uma massa longa (no caso foi um Spaghetti caseiro), acompanhado de lascas bem finas e pequenas de Presunto Cru (o famoso Prosciutto di Parma) e um molho a base de ervas, especiarias e da famosa Trufa Negra (Tartufo Nero).
Lá você encontra este molho pronto em qualquer mercado ou loja de produtos gastronômicos, de uma grande variedade de fabricantes e tamanhos, com preços variando de 4 a 12 Euros. No Free-Shop de Guarulhos também tinha, mas com preço bem elevado.
Trouxe um pote para o Brasil mas você tem que usar logo, pois estraga muito rápido depois de aberto.

Na dificuldade de achar por aqui resolvi testar algumas “formulas” e ver se conseguia um resultado similar. E acho que consegui chegar a uma versão Tabajara, usando Funghi Secchi, destes que você pode comprar nos supermercados em pequenos envelopes, nas gôndolas de temperos secos.




O prato preparado como teste para a receita...acabou muito rapido!!!


Segue primeiro a receita da Salsa "Fungata":

Comece reidratando o funghi na água fervente, coe e reserve o caldo.
Em um processador de alimentos bata o funghi, junto com o manjericão, o alho, parmesão e 02 colheres do caldo coado. Coloque em uma vasilha e acrescente o azeite, misturando tudo até obter um molho pastoso ( a consistência é de um Pesto bem espesso).Acrescente sal e pimenta a gosto.

Para o preparo do Prato refogue em uma frigideira 75gr de Presunto Cru em 02 colheres de azeite, junte 03 colheres do molho preparado, deixe aquecer e acrescente 200gr de spaghetti já cozido (all dente), misturando tudo até incorporar bem o molho à massa. Sirva com parmesão ralado e brinde com uma boa taça de vinho (sugiro um Villa Antinori).

Ingredientes:
- 20 gr de Funghi Secchi
- 01 xic. água fervente
- 01 xic. Folhas de manjericão italiano
- 02 colh. Parmesão ralado
- 01 dente de alho descascado
- Azeite – o quanto baste
- Sal e Pimenta a gosto
- 200 gr de spaghetti
- 75 gr de Presunto Cru
- Parmesão a gosto

sexta-feira, 8 de abril de 2011

DE BALEIAS A PASSARINHOS - BIRDWATCHING

Birdwatching ou apenas “observação de pássaros” é uma forma de turismo ecológico que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, atraindo inclusive muitos estrangeiros motivados pela nossa riquíssima Avifauna.


Você pode praticá-la em qualquer local onde existam pássaros, bastando ter apenas uma câmera com um bom zoom ou um binóculo potente, mas existem locais que se especializaram neste tipo de turismo. Normalmente são localizados dentro ou em áreas muito próximas a Reservas Naturais, onde você encontra uma Pousada, trilhas pela mata e comedouros para atrair os pássaros, além da presença de um guia Ornitológico.
Com relação as acomodações cada local tem a sua particularidade, do rústico total (sem energia elétrica até...) ao estilo “Spa” na montanha, as opções são muitas. Já com relação as trilhas e comedouros a diferença esta nas áreas de preservação que se encontram próximas e ao empenho dos proprietários em cativar ao máximo estes visitantes alados.



Tive uma excelente experiência quando visitei a Reserva Guainumbi localizada em São Luis do Paraitinga, próximo a Ubatuba e em plena Serra do Mar.
O local é uma iniciativa do Veterinário João Marcelo, da cidade de Santa Barbara D´Oeste, um idealista e apaixonado pela natureza , que pretende transformar o local em uma RPPN-RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL, que garantirá a esse pedaço de floresta o direito de permanecer preservado para sempre.
A Pousada é simples e muito bem cuidada, com vários chalés e refeições saborosas no estilo comida caseira, além dos bolos e cafezinho  para o lanche.
Mas o que chama a atenção logo na chegada são os Beija-Flores! Toda a volta da casa possui grandes arbustos de Lanternas Chinesas, uma flor muito bonita e que faz muito sucesso entre estes pássaros e ali se “reúnem” dezenas, ou talvez centenas destas aves, de variados tipos e cores, produzindo um barulho com suas asas a principio assustador, mas que depois se torna fascinante.Nesta hora você já quer largar as malas e correr para fotografar, e foi o que fiz!!!




Na ocasião o nosso guia Ornitológico foi o grande Rafael Fortes e para quem não sabe o papel de um guia nesta aventura eu explico. Este profissional é profundo conhecedor da nossa Avifauna, tem um ouvido super aguçado e reconhece , no meio de uma trilha na mata, entre dezenas de outros sons, os característicos de cada espécie, usando um Playback para atrair tais aves para perto do fotografo, facilitando muito o registro daquele individuo.

Foto feita pelo amigo Ubaldo

 
Em volta da pousada existem também os Comedouros, que são locais preparados com frutas e outros alimentos apreciados pelos pássaros e colocados em troncos que servem como cenário para as fotos das aves.A familiaridade dos pássaros com tais locais é tão grande que é possível aproximar-se a menos  de 03 metros para fotografá-los.





Tinhamos também uma “Corujada” programada para o anoitecer (calma...não se trata de sopa de Coruja), que consiste em uma saída com o guia, para locais em que se observaram a ocorrência destes animais e com uso de playback atraí-los para a realização das fotos, mas a chuva não permitiu.
Um outro ponto interessante são as pessoas que você conhece nestas ocasiões.Você encontrará desde empresários e diretores de grandes empresas até aposentados, com os mais variados tipos de equipamento fotográfico, mas todos com algo em comum,um grande conhecimento sobre as aves, um amor declarado e um profundo Respeito a Natureza.




Com certeza são pessoas muito boas para se conhecer.