terça-feira, 26 de julho de 2011

Croque Monsieur - Viajando no Bechamel

Ainda não conheço a França pessoalmente, mas este é um dos 10.763 lugares que quero conhecer antes de morrer! Tenho até uma imagem recorrente de como será esta experiencia: Eu e minha esposa, sentados em um daqueles Bistrôs com mesas e cadeiras nas calçadas,a Torre Eifel ao fundo, alguem tocando La Vie en Rose numa daquelas sanfoninhas e nós, saboreando um café com croissant, ou um delicioso Croque Monsieur.
Enquanto não consigo materializar isto, vou me contentando com alguns pratos desta maravilhosa culinária e recentemente aprendi uma receita saborosa do já citado Croque Monsieur, que fez muuuiiitoooo sucesso!
Para quem quiser tentar, aí vai a receita, que dá para 03 lanches:

Bechamel
Prepare um bechamel (molho branco) derretendo 01 colher de manteiga, junte 02 colheres rasas de trigo,refogue rapidamente e acrescente aos poucos 400ml leite (de preferencia quente).
Misture vigorosamente com um daqueles batedores de arame, para diluir os grumos e deixe ferver até ficar com uma consistencia firme.
Tempere com sal e Nóz Moscada ralada na hora.

Em uma frigideira refogue em 02 colheres de azeite,100 gramas de cogumelo Paris e 100 gramas de Shitake, ambos fatiados fino.Deixe até os cogumelos Paris ficarem dourados. Junte ao molho bechamel e reserve.

Passe manteiga em 06 fatias de pão de forma e deixeas dourarem em uma frigideira ou chapa para lanches.

Comece a montagem dos lanches colocando uma fatia de pão, presunto, queijo gruyere em fatias, molho branco, outra fatia de pão,presunto, queijo gruyere e molho.Cubra tudo com mais queijo, só que agora ralado grosso e leve ao forno 250º por 15 minutos ou até gratinar.

Se quiser preparar a variação Croque Madame é só acrescentar um Ovo frito por cima do lanche.

E como certamente diriam na França: " Bon Appétit"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma foto minha na "Terra da Gente"!!!

Um tempo atrás fiz um post sobre a Revista Terra da Gente e logo depois comecei a manter contato com o editor da mesma.
Após me pedirem algumas fotos para poderem conhecer o meu trabalho, recebi um e-mail perguntando sobre a historia por trás desta foto e logo a seguir um convite para que a mesma fizesse parte da edição de julho da revista.
Para mim motivo de muito Orgulho e Alegria!

domingo, 10 de julho de 2011

Vale a pena investir em uma lente "clara"?

Se voce me perguntasse isto a alguns meses eu certamente diria que não. Pensar em pagar 3 ou 4 vezes a mais por uma lente que proporcionaria 1 ou 2 pontos de diafragma era uma idéia inconcebivel para mim.
Mas as coisas acabam tomando um rumo muitas vezes inesperado...e depois de ter me interessado por fotografia de Natureza e pelo Birdwatching, comecei a sentir dificuldades em fotografar dentro da mata, com pouca luz e precisando de velocidades cada vez maiores e ainda assim conseguir resultados razoaveis, dispondo de um diafragma f:6,5.
Comecei a procurar por opções que estivessem dentro de minhas possibilidades e encontrei a lente Sigma 120/300mm - F:2,8 para Canon.
A principio pensava em utiliza-la apenas nas condições já citadas e resolvi também adquirir um Tele-Converter 2X, que a converteria em uma lente de 600mm-F: 5,6.
Devido aos problemas no Japão, o meu Tele-Converter acabou demorando muito para chegar e neste interim acabei  fechando um trabalho de Moda, para uma confecção de roupas femininas. As fotos seriam realizadas em Itú,dentro de um Spa muito bonito e achei a ocasião muito interessante para fazer alguns testes com a minha nova lente.
Montei o equipamento mas antes de conseguir testa-la, uma das modelos chegou e instintivamente fiz as fotos com a tele-objetiva.Quando fui verificar o resultado fiquei realmente surpreso, as fotos esbanjavam luminosidade, contraste, cores realmente vivas e um desfoque fantástico no fundo da imagem.
Neste instante a nova lente passou a ser a oficial para estes trabalhos.
E novas surpresas ainda viriam pois as fotos acabaram se estendendo por varias horas e a luz ambiente começou a diminuir rapidamente. Como o local era extremamente grande e estavamos muito longe dos veículos, voltar para buscarmos os flashes demoraria demais e teriamos que terminar as fotos noite a dentro.
Aumentei a ISO da camera para 1000 e trabalhei com prioridade de Abertura em F:2,8 conseguindo boas velocidades e fotos com luz natural,sem comprometer a qualidade do trabalho.
Depois disto já fiz outros trabalhos do genero e o resultado sempre surpreende.Com a chegada do teleconverter fiz também algumas fotos de Natureza e mesmo com um diafragma maximo de F:5,6 consegui fotos com as mesmas caracteristicas das anteriores, acredito eu que pela construção da lente, composta por melhores elementos opticos.
Lembro-me de ter lido um artigo a algum tempo que questionava se seria mais importante adquirir o melhor corpo de Camera disponivel no mercado ou uma camera inferior e uma lente "clara" (assim chamadas pela caracteristica de serem mais luminosas).Bem o artigo não dava este veredito mas eu posso depois de minha experiencia pessoal opinar que, em situações mais criticas, milhões de pixels a mais, junto aos mais avançados recursos tecnologicos não farão tanta diferença quando acompanhados de uma lente inferior.
Portanto minha opnião é de que avalie as suas necessidades e as suas condições e invista sem medo em uma destas lentes.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

UBATUBA - COM FRIO E SEM...CHUVA!

A cerca de 01 ano, quando me iniciei no Birdwatching, ouvi falar do Sitio Folha Seca em Ubatuba e de lá para cá tenho aguardado uma oportunidade de conhecer este local.Como havia me inscrito para participar de uma Overdose Ornitológica na Reserva Guainumbi, me programei para antes passar por Ubatuba e pelo sitio.
O local é famoso entre os Observadores de Aves pela variedade e quantidade de Beija-Flores que freqüentam o local, alimentados religiosamente em dezenas de bebedouros pelo gentil proprietário, o Sr. Jonas, que segundo me disseram gasta cerca de 5Kg de açúcar por dia nesta sua empreitada.
Depois de colher informações com alguns amigos, sobre a localização e o contato com o Sr. Jonas, saí de Americana as 4hs da madrugada e me dirigi ao local,chegando lá por volta de 9hs.

Bom...se alguém não lhe passar as coordenadas e alguns detalhes do percurso, você certamente achará que errou a entrada e que esta se embrenhando na mata, pois cada vez mais o caminho se estreita e a mata se fecha sobre a sua cabeça, mas depois de algumas centenas de metros e um pouco de medo, aparece a entrada do sitio com uma placa.


Realmente encontrei uma grande quantidade de Beija-Flores no local, mas também algumas espécies muito bonitas de aves,com destaque para a Saíra Sete-Cores e o Ferro-Velho.Pude também conhecer e conversar com o mítico Sr. Jonas e confirmei tratar-se realmente de uma pessoa especial, com um Respeito Único e Interesse puro pela Natureza.


Por volta do meio-dia,depois de me despedir do Sitio Folha Seca e de todos os seus felizes moradores me dirigi novamente a Rodovia e ao meu próximo destino, o Restaurante Tropical.
Além da boa comida, outra coisa que faz a fama do local são os seus comedouros que atraem diversas espécies de pássaros,que fazem a alegria de muitos “birdwatchers”.


Chegando ao local pude observar os comedouros bem abastecidos com frutas, mas alem de alguns sanhaços e de um Tié -Verde, não vi mais nada interessante.Fiz meu pedido e com a câmera em punho fiquei aguardando pelos possíveis visitantes alados.Alguns minutos depois o proprietário do local saiu da cozinha e começou uma sinfonia de assovios ...e para meu espanto começaram a chegar algumas Saíras-Lagarta, seguidas de um Tiê-Sangue, um Ferro-Velho e um Gaturamo, que se revezavam nos comedouros.

Tiê-Sangue
Aí ficou difícil decidir se comia ou fotografava, tomando muito cuidado para não morder a câmera e enfiar o garfo no olho...

Fiquei por ali uns 90 min. e segui rumo a S.Luis do Paraitinga, pela rod. Oswaldo Cruz, e esta foi a emoção mais radical deste dia! Embora a paisagem seja muito bonita você não ira aproveitar, pois ficara todo o tempo de olho nas curvas (tão fechadas que dá para ver a traseira do seu carro) , alem de não conseguir sentir o ar puro devido ao cheiro constante de pastilha de freio queimada, vindo dos veículos que descem a serra.
Próxima parada...São Luis do Paraitinga, Reserva Guainumbi.