terça-feira, 20 de setembro de 2011

FOTOGRAFIA NOTURNA - FOTOGRAFANDO CORUJAS


Já havia tentado antes fotografar Corujas mas elas nunca haviam deixado.Por diversas vezes, mesmo acompanhado de guia experiente, chegamos a ouvi-las respondendo ao playback, mas aparecer para a foto mesmo...
Recentemente descobri um exemplar de Corujinha-do-Mato (Megascops choliba), em uma propriedade da familia e achei ser a oportunidade perfeita para conseguir minha primeira foto noturna desta bela ave.
Inicialmente você irá precisar de um playback com o som caracteristico da especie e isto pode ser encontrado no Wiki-Aves, alem de centenas de outras especies registradas no banco de dados do site, ou você pode gravar o som com o auxilio de um gravador digital ou com a propria câmera.
Para executar o audio usei meu celular com uma mini caixa de som da DELL acoplada ao mesmo.
Mas atenção, o Wiki-Aves tem um Codigo de Etica que recomenda critério no uso do playback, pois na verdade a ave entende como um invasor em seu territorio e aproxima-se na tentativa de encontra-lo e afugentar o mesmo.O uso prolongado deste recurso pode extressar a ave.


Mas vamos lá, monido do playback procure antes selecionar o "provavel" local para as fotos, pois nunca se sabe onde ela ira pousar, prepare o equipamento e solte o play. A partir deste instante, silêncio, atenção ao menor movimento e uma lanterna potente nas mãos.Você não estará vendo nada mas ela com certeza esta te vendo, portanto deixe-se guiar pelo som emitido por ela em resposta ao playback e uma vez localizado ilumine a área com a lanterna (preste atenção, pois os olhos a denunciarão, brilhando contra a luz).
Para a foto usei o flash 580 EX-II em modo TTL, a câmera ajustada para ISO 1250, velocidade de 1/60 e uma lente 600mm/5,6. A princípio o AF não respondeu muito bem, então trabalhei com Foco Manual na maioria das imagens, e agora você pode entender o porque da lanterna potente pois será seu unico recurso para tomar o foco.O uso de um tripé ajuda muito quando se trabalha com lentes pesadas.
No restante é torcer para a Coruja ser territorial ou curiosa o suficiente para aparecer e boas fotos.

 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PARQUE DO ZIZO - SÃO MIGUEL ARCANJO


Na última sexta-feira, 09/set, estive no Parque do Zizo em São Miguel Arcanjo, a uns 90Km de Sorocaba/SP. A primeira coisa que recomendo que se faça é entrar em contato com o Parque através do e-mail que você encontra no site, e combine com o Chico (proprietário e adminstrador da Reserva) a data de sua visita, pois ele não esta sempre no local.
Chegando a São Miguel Arcanjo você pode seguir as indicações de trajeto que se encontram no site, que são muito precisas, variando apenas algumas centenas de metros (dependendo do odometro de cada veiculo). São aprox. 26Km e se você não esta acostumado  a este tipo de passeio vai ficar um pouco apreensivo, pois a estrada começa bem plana e cuidada e vai mudando a cada marco encontrado, até se tornar uma pequena trilha no meio do mato.
Aestrada começa assim...

... e termina assim!

No final você encontra o estacionamento da Reserva e dali até a sede apenas com veículos especiais 4x4, com o Trator ou com a Rural do Chico, que provavelmente estará te esperando no local no horario combinado.
Saí de Americana as 4:30hs e previa chegar umas 7:30hs, mas não resisti a beleza do trajeto e fui parando para fotografar,chegando lá por volta de 8:30hs


Logo em seguida ouvi a Rural do Parque se aproximando e conheci pessoalmente o Chico, uma pessoa interessante, muito falante, simpatico e hospitaleiro, que logo começou a me contar historias e curiosidades do local. Como ele iria esperar também a chegada de suas irmãs que iriam cozinhar para nós (sim, nós, pois descobri que havia um grupo de Birdwatching, guiados pelo Octavio Salles, hospedados lá) resolvi fazer a trilha de 700mts a pé até a sede, e descobri mais uma particularidade do local...lá tem muitas cobras e não são qualquer tipo de cobra, estamos falando de cascavéis e jararacas,entre outras que a esta altura eu não estava mais ouvindo e como não tinha nenhuma "perneira" comigo o jeito foi fazer a trilha só olhando pra baixo ( mas fiquem tranquilos, até esta data não houve nenhum acidente com cobras no local e eles estão preparados para uma emergência).
No meio da trilha existe um mirante com uma visão privilegiada do Vale e da reserva e logo abaixo encontra-se uma pequena ponte de madeira com a porteira do Parque,e o local também vale algumas fotos.






Mais alguns metros e já é possivel ver a sede e a Pousada.



Não vou me estender na descrição do local pois isto você pode encontrar no site da Reserva, mas devo dizer algo sobre o sentimento que tive ao chegar lá e foi algo bem intenso.Poderia descrever como um misto de apreensão, com uma dose de excitação e outra de encantamento, afinal aquela é uma área de mata primária, com arvores centenárias e uma infinidade de especies de plantas e animais a minha volta.


Após vestir uma perneira e me sobrecarregar com toneladas de equipamento fotografico, saí com o Chico em uma das trilhas do local, na espectativa de encontrarmos o grupo que já havia saido e este foi meu primeiro "escorregão" do dia...pois a tal trilha que deveria ser (segundo o meu simpatico guia) facil e bem suave, mostrou-se uma subida ingreme e escorregadia, intensificada pela quantidade de equipos.e pela minha forma fisica invejavel.
Sorte que o Chico sempre parava para me mostrar algo interessante, como um rastro de algum macaco, as pegadas de uma Anta ou alguma planta nativa exótica e eu podia então respirar.Logo a frente encontramos o grupo que já retornava e descobri com eles que estava ainda no meio do percurso.Neste momento, após uma analise detalhada da situação, que durou um nano-segundo, aceitei o convite de acompanha-los na passarinhada de volta a sede!
E foi aqui, nos comedouros ao lado da sede que tive as mais belas surpresas do dia.Um grande numero de especies frequentavam o local, permitindo uma aproximação de menos de 1 metro em algumas situações!
Pude fotografar Saíras de diversas especies, Tiê-tinga, Guache, Pica-Paus e Encontros, além de algumas especies de dificil observação, nas trilhas, atraidas pelo Octavio.





Nestas alturas já eram mais de meio-dia e o cheirinho da comida veio para lembrar que ainda necessito de alimento para me prover da energia necessária para poder me locomover, ou em outras palavras...bateu aquela fome!
O almoço é bem simples mas muito gostoso, tipo comida caseira da melhor qualidade e já esta incluso na diária, podendo ser opcional caso você prefira pedir uma pizza, mas neste caso teria que ser com o uso de sinal de fumaça, pois lá não tem telefone e nem sinal de celular, portanto aconselho a almoçar com eles mesmo.
Após um pequeno descanso para digestão e a oportunidade para conhecer um pouco melhor os outros Birdwatcher´s saimos para uma pequena trilha que parte da ponte na entrada do parque, passa por pequenos cursos de agua e chega novamente a sede e foi aqui que descobri que caminhar em locais estreitos e bem acidentados carregando uma pesada lente e com um tripé armado, não te deixa necessariamente apto a fazer registros de especies que insistem em ficar apenas alguns segundos no mesmo local.
Ainda assim consegui algumas fotos, graças a paciencia de meus companheiros Julio, Sergio e do guia Octavio Salles.




De volta aos comedouros aproveitei para fazer mais algumas imagens das especies que havia encontrado antes e comecei a preparar minha volta, pois não estava disposto a sair de lá no escuro.Pedi ao Chico que me levasse de volta ao estacionamento para não ter que subir a trilha com as famosas toneladas de equipamento e segundo ele, devido a algum problema na Rural, teriamos que ir de Trator.
Esta foi a maior emoção da viagem, pois fui em pé atras do banco do motorista, segurando o equipo. com uma mão e me agarrando ao encosto do banco com a outra, em locais que o angulo de inclinação chegava a uns 45º (sei lá...pelo menos parecia) e o trator parecia que não ia conseguir subir.
Depois das despedidas, agradecimento e satisfação por ter tido a oportunidade de conhecer mais um local incrivel, parti para Araçoiaba da Serra, onde teria um compromisso a noite, mas não sem antes parar diversas vezes na estrada para mais fotos...