terça-feira, 18 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOS "TUE CREATURE"

"Bom Dia..." - Nascer do Sol na Praia do Rosa - SC

Entre os dias 01 e 09 de outubro estive com a minha exposição fotografica intitulada "Tue Creature" (Tuas Criaturas), composta por 30 imagens com o tema Natureza, instalada na Sede da ProVida em Americana.


Estas imagens foram selecionadas dentre milhares de fotos produzidas desde 2003 quando definitivamente "migrei" para o digital, através de minha 1ª camera Full-Frame, a saudosa Kodak DCS Pro14N.Algumas das imagens expostas remontam desta época  mas algumas delas são bem recentes, como as feitas em minha visita ao Parque do Zizo em setembro passado.

    
"Harmonia" - Tietingas fotografadas no Pq. do Zizo
Dezenas de amigos prestigiaram a abertura desta exposição e quero agradecer a todos pelas palavras de carinho e pelo incentivo a esta manifestação de meu trabalho.





Grandes Fotografos e Amigos da Comunicação - Renno, Paula Liendo e eu.
Foi muito interessante ver a reação distinta que cada pessoa teve diante de cada foto apresentada, com manifestações que iam do sorriso infantil as lagrimas contidas, mas sempre com a marca da Emoção.


Esta foi a primeira vez que pude mostrar o meu trabalho desta forma e tenho muito o que agradecer a todos que de alguma forma tornaram isto possivel, aos meus Amigos por terem acreditado em mim, a minha Família pelo apoio sempre (mesmo quando insisto em leva-los para o meio do mato, atrás de algum passarinho) e a um Grande Amigo que num momento crucial de minha Vida me mostrou novas opções, dentre elas esta nova forma de ser Útil.

Minha filha Walkiria, minha esposa Mônica e eu (faltou o Arthur que estava correndo por aí)

A propósito: todas as fotos da abertura da exposição são de meu Amigo Luís Fernando Pascon.
Deixo agora com vocês algumas das imagens desta exposição.Um grande abraço a todos.

"Aquarela" - Por do Sol no Mar da Galiléia

"Travessia" - Jericó - Israel

"Um Mundo de Cores" - Alto da Serra de S. Pedro / SP

"Imensidão Azul" - Sabiá do Campo - Valinhos/SP

"Luz Divina" - Saíra 7 Cores - Pq. Do Zizo

"Divina Proporção" - Samambaia - Nucleo Sta. Virginia/ S. Luis do Paraitinga

"Serenidade"- Fazenda Nova Ipanema

"Os olhos de Athena" - Corujinha do Mato - S. Barbara D´Oeste/ SP

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

QUAL O "ZOOM" DESTA LENTE?

Normalmente quando adquirimos uma câmera compacta recebemos a informação de zoom ótico 3x, 5x, 20x, etc., mas quando se trata de uma DSLR em que as lentes são intercambiáveis e adquiridas separadamente, esta informação não existe de forma clara e as pessoas acabam sempre me perguntando:"qual o zoom desta lente?"
Existe uma maneira bem simples de descobrirmos isto.
Inicialmente devemos saber que uma lente 50mm é a que mais se aproxima do angulo de visão do ser humano, ou seja, a imagem produzida por esta lente é bem semelhante a captada por nossos olhos. De posse desta informação precisamos ainda saber a distancia focal da lente que estamos adquirindo ( a distancia focal é a distancia em milimetros entre um determinado ponto na lente e o sensor da câmera) e isto é facil pois todas as lentes vem com esta informação, por exemplo: 135mm, 120-300mm, 300mm, 600mm, etc.


O zoom ou como alguns preferem chamar, fator de aproximação, pode ser calculado dividindo-se a dist. focal pela constante 50mm (equivalencia ao olho humano).

            Distancia Focal                       600mm
                                                        _________   = 12 vezes
        
            Constante (Lente Normal)       50mm

Portanto uma Lente 600mm teria um zoom equivalente a 12 vezes. Mas porque "teria"???
Porque falta ainda um fator a ser analisado, o fator de "Crop" existente em algumas câmeras que não possuem sensor Full-Frame.
O que ocorre é que estes sensores são menores do que um antigo filme fotografico, portanto a imagem captada não "cabe" no mesmo, sofrendo um corte (crop) que dependendo do sensor pode ser de 0,5 a 0,6 vezes. Na pratica a imagem captada pelo sensor refere-se a uma parte apenas da imagem que se formou através da lente, dando a  impressão de que o zoom conseguido foi maior. Nestes casos basta multiplicar a Distancia Focal da lente pelo fator de Crop e em seguida dividir isto pela constante.

    Ex.   Distancia Focal                       600mm  x   1,5 (Fator de Crop)  =  900mm

                                                          900mm
                                                        _________   = 18 vezes
        
            Constante (Lente Normal)       50mm
Pronto...agora é simples.Quando alguem te perguntar qual o zoom desta lente você não vai mais ficar com cara de brisado.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Grupo de Observação de Aves

Estou organizando a criação de um Grupo de Observação de Aves em Americana e cidades vizinhas.
Esta é uma excelente oportunidade para conhecermos pessoas interessantes, que possuem em comum, um grande Respeito a Natureza além de ser uma forma muito produtiva de aumentarmos o nosso conhecimento sobre Fotografia, compartilhando experiências e superando desafios.
Fica o convite para quem se interessar.


Meu e-mail de contato é pompeo@pompeofotografias.com.br e o convite é também para aqueles que não pretender fotografar e sim, apenas observar.