terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - FINALMENTE OS PÁSSAROS

E fechando os posts sobre esta fantástica viagem, faltava ainda falar sobre as aves do local.

Galito
Como citei anteriormente a Canastra fica numa área de transição entre mata atlântica e cerrado, portanto algumas especies encontradas por lá são facilmente observadas em outros locais, mas existem também aquelas que são encontradas somente ali e em outras pequenas áreas com a mesma vegetação predominante.
Uma das estrelas desta viagem para mim era o Galito (Alectrurus Tricolor), uma ave até que comum por lá, mas de difícil aproximação e que não responde ao play-back.
Nosso guia local conhecia alguns pontos onde habitualmente se observam estas aves e demos sorte nesta etapa.
Pudemos também observar algumas outras estrelas deste local, como a Bandoleta, o Capacetinho-do-Oco-do-Pau, Papa-Moscas do Campo, Papa-Moscas de Costas Cinzentas, Cochicho e o Canário-Rasteiro.

Bandoleta

Canário-Rasteiro

Capacetinho-do-Oco-do-Pau

Cochicho

Papa-Moscas de Costas Cinzentas

Papa-Moscas do Campo
Aliás....uma pequena reflexão: " Alguém já se perguntou que inventa estes nomes para os pássaros?"
Isto foi motivo de muita análise por nossa parte, primeiro sugerimos que alguém analisa as caracteristicas fisicas do indivíduo e as relaciona com objetos, depois que é baseado nos hábitos e necessidades do mesmo e por fim chegamos a conclusão quase unânime de que alguém viu uma ave no caminho do boteco e depois de algumas doses da "marvada" resolve descrever aos amigos o que viu: " Eu parei a moto e tirei o capacete pra ver, mas o bicho logo entrou no Oco de um pau"...rsrsrsrs
Brincadeiras a parte ( e nestas ocasiões é sempre muito bom estar na companhia de pessoas que sabem se divertir de maneira simples e decente), nos pudemos ao longo destes 3 dias de viagem observar e fotografar dezenas de espécies.Para mim foram 44 especies fotografadas sendo 37 lifers.
Emocionante também foi o nosso encontro com a Águia Chilena, feita a uma distancia muito grande mas que rendeu uma foto para registro.

Águia-Chilena 
Algumas das jóias deste local não puderam ser fotografadas desta vez, como a Campainha-Azul, o Soldadinho e o tão aguardado Pato-Mergulhão.
Outros porém não nos decepcionaram e deram um show para nossas lentes.

Beija-Flor de orelha violeta

Japú no Ninho

Maria-Cavaleira do Rabo Enferrujado

Patativa

Perdiz

Petrim

Pica-Pau Anão Barrado

Saí-Andorinha

Tangarazinho

Tucanuçu

Tucão-fêmea com filhotes no ninho

Vite-Vite de olhos cinza
Consegui também uma foto não muito boa do Choró-Boi (Taraba-Major) e descobri posteriormente pelo amigo Geiser Trivelato, tratar-se do 1º registro fotográfico desta espécie na Serra da Canastra a ser postado no WikiAves.

Choró-Boi - Lifer pra mim e pra Canastra
E faltava ainda as fotos de outra raridade do local, o Caminheiro-Grande (Anthus Nattereri). Raridade porque esta ave é encontrada somente em alguns locais com uma vegetação específica e a destruição destes locais torna a espécie muito vulnerável.



Caminheiro-Grande
Bom meus amigos, foi isto! Esta com certeza foi uma viagem que me marcou muito, seja pelas aventuras e desventuras vividas, ou pela agradável  convivência com meus parceiros de passarinhada, ou ainda pelas delicias saboreadas (Hummm...o Queijo-Canastra), mas com certeza pelas marcas deixadas no 'Eu". Marcas que não podem ser descritas, apenas sentidas, como quando você olha para trás do veículo e vê uma maravilha sem comparação como esta, que deixo agora com vocês...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - OLHAI OS LIRIOS NO CAMPO...

Os Lirios eu vi de longe, mas a quantidade de flores silvestres que pude conferir foi impressionante.

Um imenso jardim a Céu aberto. Este jardineiro é fantástico!!!
Em momentos como este sempre me lembro de um artigo lido em uma revista a alguns anos e que contava a historia de uma botânica holandesa, que ao visitar o Brasil em um passeio de trem pela serra do mar, perguntou ao seu guia que flores eram aquelas que enchiam a paisagem e ele respondeu: " Ahhh, aquilo ali é só mato!".
Não me lembro o nome dela (a Botânica) mas me lembro que a sua indignação foi tamanha que, nunca mais voltou a seu país e se dedicou a classificar a maioria das especies que encontrou, fazendo o seu registro através de aquarelas lindíssimas!


Desde então a minha visão sobre "mato" mudou muito e tenho observado atentamente as maravilhas do reino vegetal em todas as minhas viagens.
E a primeira visão que tive neste local maravilhoso foi de um Capim, abundante naquela região, mas nem por isso menos bonito. Trata-se do Capim-Estrela, que quando florido produz esta beleza...



Percorrendo as estradas da Canastra você pode avistar entra a vegetação predominante pequenos "bolsões" coloridos e se parar para conferir verá em uma mesma área de poucos metros quadrados diversas especies diferentes, harmonicamente distribuidas pelas mãos habilidosas da Mãe Natureza.

Quem disse que só nos interessamos por "Observar Aves" ???
Não tenho conhecimento necessário para classificar as especies observadas, mas acredito que muitas delas eu já tenha visto em alguma floricultura ou jardim, e muitas delas eu já tenha chamado de mato.










NEM TUDO SÃO FLORES

Parece até plagio de uma história antiga mas neste Jardim de maravilhas também tem uma serpente. Pelo menos esta que pudemos ver graças ao nosso atento guia local Zé Maria, que em determinado ponto de nossa jornada parou o veiculo para que não atropelasse uma serpente que atravessava a estrada.
Todo mundo desceu correndo para aproveitar a oportunidade de fotografar ( a uma distancia segura) este belo animal.

Jararaca_Achatadeira
De imediato nosso guia nos informou tratar-se de uma Jararaca-Achatadeira e que ela tinha este nome pelo fato de achatar a parte frontal de seu corpo, assim como as Najas fazem.
Depois de algumas fotos e da remoção da mesma para fora da estrada continuamos nossa viagem, agora mais cuidadosos em onde pisavamos e cientes de que nem tudo são flores em nosso caminho.



A propósito...posteriormente recebi de meu amigo Maurício Etechebere a identificação da serpente encontrada. Trata-se da Xenodon merremii (nome popular: boipeva, capitão do campo, jararaca achatadeira)  uma serpente não venenosa, mas que pode morder se ameaçada ou manipulada. É uma cobra de comportamento muito agressivo e por isso temida pelo homem do campo. Sua mordida causa apenas pequenas perfurações na pele. Alimenta-se de anfíbios.
Um caso classíco de propaganda enganosa, nem Jararaca e nem Naja!
Ainda bem...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SERRA DA CANASTRA - BELEZAS EM CONTRASTE


A Serra da Canastra é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais e tem este nome devido ao seu formato que lembra um baú, chamado antigamente de canastra.
Sua vegetação é de transição entre borda de Mata Atlantica e Cerrado, com a predominância dos Campos de Altitude.Isso faz com que a poucos quilometros de distancia você possa encontrar especies de flora e fauna endemicas dessas áreas.

Macaco-Prego

Na chamada "parte baixa" o acesso se dá pela portaria 4 do Parque, hoje administrado pelo ICMBio.


A principal atração desta área é a Cachoeira Casca D´Anta com cerca de 180mts de queda,distando cerca de 14km apenas da nascente do rio S. Francisco.



Mas para Observadores de Aves as atrações são inumeras. Tenho que lembrar que a administração do Parque não permite o uso de play-back, o que acaba limitando as opções, mas contando com um guia experiente como o nosso Geiser Trivelato sempre se conseguem boas oportunidades.
Pudemos observar diversas especies e até o Soldadinho, mas este não deu mole para as fotos e ficou só no registro.

Japú - muito dificil de fotografar...

Bico-de-Pimenta
Dentro do parque faça a trilha até a Cachoeira Casca D´Anta, é leve e em boas condições.O espetáculo é imperdivel.

Vilela, Geiser, Ubaldo e eu (como esta lente pesa!!!)

No caminho entre São Roque de Minas e a portaria 4 do parque passamos por Vargem Bonita, uma pequena vila com algumas casas em volta da Igreja Matriz e foi neste local onde almoçamos neste dia.




Por indicação do Geiser fomos a Pousada São Francisco onde a Dona Teresinha serve um delicioso almoço com comida tipica mineira (Torresmo e muita carne de porco), você se serve diretamente nas panelas que ficam sobre o fogão da humilde cozinha e se acomoda pelas mesas espalhadas pelos comodos da casa.O valor é bem em conta, R$ 10,00 por pessoa e bebidas a parte.

 

Além desta opção você ainda pode contar com os Restaurantes Zagaia e Malibú, ambos no centrinho de São Roque de Minas.
E para finalizar uma dica legal, quando chegar em Vargem Bonita, logo após o portal da cidade do lado esquerdo da rua, você provavelmente verá um senhor idoso sentado a frente de uma moradia bem simples. Esta figura é o "seu Dominguinhos" que todo dia coloca alguns bebedouros e atrai diversos Beija-Flores, inclusive o disputado Beija-Flor de Orelha Violeta.E ele gosta de mencionar o nome de todos os grandes fotografos de aves que já passaram por lá, inclusive alguns estrangeiros (mas destes ele não lembra dos nomes).Vale pelas aves e por esta figura simpatica.