quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PASSARINHADA EM IRACEMÁPOLIS COM O PESSOAL DO GRIFOO


Em pé: Luciano, Claudia, Vilela, Danilo, Eu mesmo e Nelson
Abaixados: Daniel, Peterson e Dú Nyari
 Conseguir reunir pessoas que tem diferentes interesses em uma mesma atividade e ver todos felizes e se divertindo parece algo muito dificil, mas neste último dia 22/01 pudemos comprovar que isto pode sim acontecer!
Em um grupo de 9 pessoas haviam aqueles que estavam ali pela fotografia de aves apenas, outros pela observação pura e simples e até alguém que queria só fotografar as pessoas e os locais.
Assim foi a nossa passarinhada em Iracemápolis que começou bem cedo as margens da represa da cidade, guiados até o local pelos nossos amigos Dú Nyari e Daniel.
Com toda a chuva que tem caído o acesso até o local foi um pouco escorregadio mas as surpresas logo apareceram. Pudemos observar e ouvir dezenas de especies na pequena trilha que circunda a represa,mas foi em suas águas que pudemos com nossas lentes registrar um grande espetáculo.


Gavião-Caramujeiro

Um par de Gaviões-Caramujeiros se revezavam em vôos rasantes sempre apanhando caramujos nas aguas limpidas,divididas por Frangos-d´agua, Mergulhão-Caçador, Carão,Garibaldi, Freirinhas e outras muitas espécies.

Que apetite!!!   (foto: Nelson Carvalho)
Neste momento era facil ver que cada um se dedicava aquilo que mais lhe dava prazer, pois enquanto alguns ficavam ansiosamente esperando pelo próximo mergulho dos gaviões, outros se ocupavam em observar e registrar o maior numero de especies possiveis e o nosso amigo Nelson nos presenteava com imagens belissimas como estas:





Fotos: Nelson Carvalho
Além destes registros muito bem elaborados dos integrantes desta aventura





Fotos: Nelson Carvalho
Após esgotarmos as possibilidades neste local (pelo menos nesta ocasião) optamos por seguir nosso amigo Luciano Monferrari até um local, distante 13 km dali e já no município de Piracicaba. Neste local encontram-se tanques de vinhoto que saem de uma Usina local.
O cheiro (ou deveria dizer fedor) era muuuiiiitooooo forte mas ficamos muito surpresos com a quantidade de aves de especies diferentes que ali nadavam, se alimentavam e até nidificavam!
Pernilongos,Maçaricos, Irêres, Asa-Branca e outras especies menores ali estavam em verdadeiros bandos.Impossivel nesta hora não se perguntar como conseguiam viver em local tão hostil (pelo menos para nosso olfato).

Família de Irêres - veja o esforço para nadarem!
Freirinha - macho
Após esgotarmos o folego e as nossas narinas, seguimos para uma pequena mata que existe ao lado destes tanques e lá pudemos registrar outras especies, além de sermos novamente registrados pela lente sempre atenta de nosso amigo Nelson.

Fotos: Nelson Carvalho
Para fechar o dia paramos todos cansados, fedidos e com muita fome em um pequeno boteco da vila próxima ao local, para nos deliciarmos com a unica opção de comida disponivel: um porco a "passarinho"!!!
Este foi a batismo do GRIFOO em campo e pelos resultados conseguidos, aliados a satisfação estampada no semblante de todos que ali estavam, essa foi apenas a primeira de muitas outras que virão.
Termino agora com uma pequena brincadeira feita com as fotos feitas pelo amigo Luciano.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS - CRIME OU NECESSIDADE?

Não fica muito tempo sem aparecer na mídia alguém querendo reacender a polêmica sobre o uso de manipulação digital em alguma imagem que foi veiculada. Não pretendo justificar tais atos, até porque cada caso deveria ser avaliado individualmente, mas apenas deixar claro a minha posição sobre isto pelo fato de sempre estarem me perguntando qual a minha opnião.
Começo citando um fato ao qual tive conhecimento a alguns anos, enquanto assistia na TV a um especial sobre Fotografia que falava sobre  Cecil Beaton, imortalizado como o fotografo das grandes estrelas de Holywood.

Marilyn Monroe - por Cecil Beaton


Neste especial foram entrevistados diversos amigos, estrelas que posaram para ele e também algumas pessoas que trabalharam em seu estúdio,Um de seus assistentes revelou em determinado momento que após uma mega-produção envolvendo cenários, iluminação, produção de vestuário e make-up, os filmes eram revelados no laboratório próprio do estúdio conforme sua rigorosa supervisão e que depois o mesmo se trancava por horas sozinho, dentro do laboratório para a revelação das imagens em papel.Não deixava que vissem o que fazia e nem quais as técnicas que usava para conseguir os resultados que apresentava, mas dizia sempre que era o necessário para que a imagem adquirisse a forma que ele havia visualizado na concepção da mesma.
Agora eu pergunto...e isto não é manipulação da imagem???
Mas vamos continuar! A uns 12 anos quando começava a trabalhar com Fotografia Publicitária, chegou em minhas mãos uma revista que publicou um making-off sobre a produção de uma foto de um lanche famoso ( e quem já pediu um motivado pela foto e se arrependeu, sabe de quem estou falando), a matéria descrevia em pormenores a odisseia para a realização da mesma. Segundo disseram foram enviados para o estúdio 2000 pães para que apenas uns 10 fossem selecionados, colas, resinas e arames foram utilizados para dar forma aos ingredientes e até o uso de mock-up foi necessário.Dezenas de pessoas envolvidas na produção e na fotografia gerando um custo elevadíssimo, que com certeza tornaria tal situação inviável para a maioria das empresas do ramo.
E isto também, não é manipulação da imagem???
Podemos então afirmar que este negocio de manipulação de imagens não é novidade da era Photoshop, mas que sempre existiu dentro da Fotografia.Talvez o que deva ser analisado é a intensidade destas alterações e as razões que usam para justificar tais manifestações.
Vejamos este exemplo:

Tratamento digital: Walkiria Pompeo

No dia em que marcamos a sessão de fotos para a realização desta foto o cliente teve problemas com o fornecimento de pães e os "modelos" não estavam lá muito bonitos.Podiamos desmontar tudo e remarcar as fotos, trazendo prejuizo para o estúdio, atraso no material para a agência e complicações para o cliente, ou então usarmos o pão melhorzinho que conseguimos e resolver a questão com manipulação digital, que foi a opção escolhida por nós.
Vejam que as caracteristicas reais do produto não foram alteradas (afinal eles nunca te serviriam este pão) ,as modificações estéticas foram as mesmas que qualquer food-stilyst teria feito, só que a um custo e tempo de execução bem menor.
Vejamos também uma outra situação onde uma sessão de fotos de moda  em locação externa teve que ter a sua data de execução alterada diversas vezes devido as condições do tempo.Na 1ª ocasião em que podemos marca-la a modelo não teve uma boa antecedência para depilar-se ou então acabou de sair do treino de Kung-Fu e esta com algumas marquinhas indesejáveis na perna.Poderiamos gastar quilos de maquiagem, por uma meia fina da cor da pele ou até posiciona-la de forma que tais pontos não aparecessem, ou simplesmente usar de manipulação digital e corrigir estas imperfeições da pele.


Sei que neste momento muitos (as) deverão estar dizendo: " Tá legal...mas ninguém tem uma pele assim."
E eu concordo com isso, mas em nenhum momento quis dizer que este é o ideal a ser alcançado por todos, apenas que estéticamente falando a IMAGEM fica melhor assim. Deixo bem claro já que não sou contra rugas e celulite, acredito por questões pessoais e filosóficas que cada um deve ser Feliz da maneira que escolheu e qualquer tipo de imposição estética por parte da sociedade, provem de interesses comerciais mesquinhos.
Desta forma então deixo a minha opnião sobre a questão da manipulação digital: Sou totalmente a favor e a utilizo frequentemente em meu trabalho. Não concordo com a sua utilização quando visa impor parâmetros inexistentes de estética , promover uma falsa imagem de determinado produto visando com isso estimular de forma enganosa a compra do mesmo.
Um ultimo pensamento me ocorreu agora: " E nas fotos de Natureza, vale manipular?"
A mesma resposta poderia ser dada, novamente fica a questão da intenção por trás da ação.Retirar algum galho ou folha de arvore da frente daquele pássaro maravilhoso ou então aumentar o contraste naquela cena do por-do-sol não descaracterizam a imagem nem muito menos a tornam irreal, porem alterar o ambiente ao redor de um animal fotografado em um Zoológico e fazer parecer que a mesma foi feita no habitat natural do mesmo sob condições difícílimas, não me parece uma atitude honrada.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

2012 COMEÇOU BEM

O Ano de 2012 começou muito bem para mim afinal acabei de ter uma nova foto de minha autoria publicada na revista Terra da Gente.


A foto até que é antiga, foi feita com minha saudosa DCS - Pro14N, em um passeio com a família no ano de 2005.
A temática usada pela revista acabou sendo oportuna e atual, afinal neste período do ano uma verdadeira multidão de turistas invadem as praias de todo o país, seguidos beeeemmmm de perto por uma legião de FAROFEIROS que insistem em jogar frisbe, vôlei, truco, banco imobiliário e outras modalidades esportivas de verão, não ao seu lado mas EM CIMA de você.
Em momentos assim quem nunca teve vontade de dizer: "Sai do meu toco!"