quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TANQUAN - UMA AVENTURA PELAS ÁGUAS


Não vou me ocupar em descrições deste belissimo local, no post publicado anteriormente você pode encontrar tais informações, pretendo agora descrever esta fantástica aventura que vivemos juntamente com alguns membros do GRIFOO, acompanhados desta vez por alguns familiares, nesta ensolarada manhã de domingo, 26 de fevereiro de 2012.
Um dia que com certeza ficará marcado na lembrança de todos que puderam participar.


Nosso dia começou cedo pois deveriamos nos encontrar em Piracicaba por volta de 7:40h da manhã, para dali seguirmos em direção aTanquan, em um trajeto que deveria durar uns 40 minutos (deveria... porque ficamos fazendo varias paradas para fotografar alguma ave que surgia na estrada).
Após a chegada ao local começaram os preparativos necessários como montagem de equipos. fotograficos, besuntar-se com litros de protetor solar e repelentes contra insetos (dê preferencia a algum produto que tenha as duas funções) e logo nossos barqueiros  Ivanildo, Alemão e Mineiro chegaram, e aconselho a quem se interessar em fazer este passeio por procurar pelo Ivanildo ( cel. 19 9880 5882), pois o mesmo é muito responsável, atento as questões de segurança e já tem boa experiência em conduzir fotógrafos e observadores de aves. Caso necessitem de mais barcos ele saberá a quem indicar.
Até este momento estava um pouco apreensivo pois não tinha idéia de como seria embarcar em um pequeno bote de aluminio carregando um pesado equipamento fotografico preso a um tripé, sem o qual não aguentaria mais de 15 min. fotografando.

Foto: Nelson Carvalho
Tomadas as devidas precauções no embarque fiquei mais tranquilo ao constatar que o fundo da embarcação possuia um piso plano de madeira, que facilitou muito a mobilidade com o tripé.Uma boa dica para estas situações é levar sacos plasticos grandes para envolver o equipo. e protege-lo de respingos inevitáveis.

Foto: Luciano Monferrari

Partimos em 03 barcos com quatro passageiros em cada, além do barqueiro e logo nos primeiros minutos de navegação começaram a surgir as surpresas.

Garça-Moura

Tuiuiú

Cabeça-Seca
Um grande numero de espécies,entre eles: Marrecos, Garças, Cabeça-Seca e Tuiuiús nos aguardavam em cada curva do trajeto, em cada tronco parcialmente submerso e em meio a pequenas ilhas de vegetação flutuante. Alguns esperavam pacientemente que os fotografassemos, enquanto outros levantavam vôo assim que nos detectavam, mas ainda assim rendendo belissimas fotos.

Socó-Boi (juvenil)

Garça-Moura - Foto: Arthur Pompeo

Garça-Vaqueira (macho)
Em pouco mais de 02 horas de navegação pudemos observar diversas especies de aves, entrar em verdadeiros labirintos flutuantes ( e sair...graças a habilidade de nossos barqueiros) e penetrar em nuvens de pernilongos que subitamente surgiam nas pequenas ilhas de vegetação, por isso não esqueça do repelente.




Foto: Nelson Carvalho
Embora este passeio tenha sido proposto como uma passarinhada acabou se tornando também uma reunião de amigos e uma oportunidade de integração entre familias, vindas de locais diferentes mas agora unidas pela beleza e grandiosidade deste local que embora simples, não passa desapercebido a ninguém.

Foto: Arthur Pompeo

Foto: Arthur Pompeo

Tuiuiú


Para mim este momento foi ainda mais especial, pois além da campanhia de minha esposa pude também desfrutar do privilégio de comemorar junto com meu filho Arthur, seu aniversário de 15 anos.



Infelizmente soubemos que este pequeno paraiso ainda tão pouco conhecido pela maioria dos habitantes de nossa região, deve desaparecer. No local será construida uma barragem de utilidade duvidosa e custo mais incrivel ainda.Coisas de um país que faz discursos hipocritas sobre preservação e questões ambientais...
Portanto, para aqueles que gostarem fica a sugestão de conhecerem logo este local de tantas belezas e surpresas.

Trinta-Reis Grande


Casal de Cabeça-Seca

Cabeça-Seca
Para fecharmos nossa aventura com chave de ouro nos deliciamos com a famosa porção de Tilápia frita e posamos para a foto oficial com os integrantes desta viagem.

Em pé: Fátima, Rose, Claudia, Luciano, Nelson, Mônica, Arthur e Eu.
Abaixados: Ubaldo, Ricardo, Peterson e Vilela,

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA - A NATUREZA REVELADA

É com muita alegria que recebi o convite para a 2ª edição do Workshop de Fotografia, para usuários de câmeras CANON a ser realizado na Reserva Guainumbi, em S. Luiz do Paraitinga/SP


A novidade é que desta vez também poderão se escrever pessoas que tenham câmeras compactas, além é claro das DSLRs.
Em 03 dias teremos a oportunidade de abordar o funcionamento das cameras, os principios básicos da Fotografia e dicas super interessantes para transformar aquela simples foto em uma obra-prima!


Além da parte teórica teremos também a pratica nos comedouros da Reserva (que nesta época ja estarão cheios de visitantes) e uma saída a campo com o guia mateiro do local.
Então estão todos convidados de 01 a 03 de junho para mais este evento, mas atenção...são poucas vagas!
Mais informações no banner do evento.