quinta-feira, 7 de junho de 2012

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA - O CONHECIMENTO AINDA TEM VALOR?

Estive na Reserva Guainumbi entre os dias 1 e 3 de junho ministrando um Workshop sobre Fotografia de Natureza para usuários de câmeras Canon, mas também tive a oportunidade de aplicar Cursos Básicos de Fotografia em meu estúdio nos ultimos meses.Pretendo relatar aqui um pouco desta experiência mas também abordar rapidamente um tema que me chamou a atenção: "Qual o valor que damos ao Conhecimento?".
É claro que me refiro ao conhecimento relativo e específico, neste caso à Fotografia, mas esta analise pode se estender as demais áreas do conhecimento humano.

Reserva Guainumbi - Foto: Luciano Guedes
Um final de semana com Sol e temperatura agradavel nos esperava na Guainumbi, onde começariamos nosso WS recordando aspectos básicos da fotografia, como a relação Abertura x Velocidade x Sensibilidade, e neste ponto engana-se quem acha isto sem importância...na verdade muitas fotos são irremediavelmente perdidas por não se conhecer ou pelo menos, não se atentar a estes parâmetros iniciais.Em seguida a troca de experiencias em Campo,uso correto de acessórios, Flash, lentes (quando usar um tripé) e principalmente...como funciona a SUA câmera!

Sala de Aula - Guainumbi - Foto: Luciano Guedes
Munidos de informações preciosas, partimos para um banho e jantar,já marcando uma Corujada, que infelizmente teve que ser adiada pela chuva fina que caiu naquela noite.
O jeito foi dormir cedo e no sábado bem cedo nosso guia mateiro Josiel já nos esperava super animado, enquanto saboreávamos nosso delicioso café-da-manhã (aqueles pães-de-queijo assados na hora...).
O tempo havia mudado e um Sol intenso nos aguardava.Faríamos a trilha dos Tangarás, a mais longa no local.

O guia Josiel, eu e Elvio.Alguns ajustes no equipo. antes da trilha
Foto: Luciano Guedes
Em meio a trilha pudemos testar nossos conhecimentos de Fotografia e também nossas habilidades acrobáticas, afinal a chuva que caiu durante a noite deixou o caminho escorregadio em alguns trechos, aliado ao famoso fato de carregar toneladas de equipamento, mas também nos proporcionou surpresas agradaveis como o encontro relampago com o Inhambú-Guaçu,o Tangarazinho, Vira-Folha e a Choquinha de Dorso Vermelho.


Fotos: Sivonei Pompeo

Fotografar a Natureza é algo cheio de surpresas, afinal as condições de Luz mudam a cada instante e a cada metro do caminho, portanto um conhecimento apurado de todos aqueles fatores citados anteriormente fazem toda a diferença e neste ponto ter um profissional da área acompanhando o grupo, livre da necessidade de fotografar (nestes momentos procuro estar a disposição integral dos participantes) e visualizando previamente as dificuldades e opções a serem testadas garantem um resultado positivo e um aprendizado consistente.


Fotos: Luciano Guedes

Terminamos a trilha cansados e famintos,mas totalmente satisfeitos com os resultados.Faltou fotografar o Inhambú, e por recomendação do guia Josiel, iriamos tentar novamente no domingo, bem cedo (6:30hs...tá bom???).O restante do dia passamos fotografando nos comedouros,fazendo testes e experimentos com flash e velocidade alta de obturador, tendo como modelos nossos queridos Beija-Flores.

Foto do Luciano Guedes, com sua nova lente 100mm-Macro-f:2,8

Elvio dando um show nas fotos de Beija-Flores
Foto: Luciano Guedes
Logo após o almoço o jovem Thiago Carneiro de Campos do Jordão chegou a pousada e acabou juntando-se a nós na procura pela Murucututu de Barriga Amarela, que infelizmente não deu as caras naquela noite.
De volta a pousada aproveitamos para descarregar as imagens feitas e uma pequena aula, com noções basicas de Photoshop e fotografia em RAW acabou acontecendo ali.Pelas dificuldades mostradas pelos participantes definimos que este deverá ser o tema para o proximo Workshop...aguardem!

No Domingo saímos bem cedo (menos o Luciano que preferiu ficar dormindo um pouco mais...) e fomos até a casa da mata, esperar o Inhambú, que não demorou muito para aparecer.

Inhambú-Guaçu - foto: Sivonei Pompeo
Não demorou muito também para desaparecer, mas todos conseguiram belas fotos dele.
De volta a pousada, após o café da manhã decidimos deixar a manhã livre para cada um se dedicar ao que mais lhe interessa-se e pudemos realizar alguns testes em filmagem com DSLR, uso de Slider para filmagem e até umas fotos subaquáticas com a GO Pro novinha do Luciano Guedes.

Slider feito em casa. DNA de Prof. Pardal!

Espero ter fechado a caixa-estanque corretamente...

Mais um super-macro com a 100mm - f:2,8
Fotos:Luciano Guedes
É por ocasiões como esta que vale a pena estar aqui! A oportunidade de compartilhar não apenas o conhecimento especifico mas também as nossas experiências, dividir emoções com pessoas interessantes e que ainda acreditam em valores morais,manifestados no Respeito pela Natureza e pelas suas criaturas servem sempre de estímulo para novas empreitadas como esta.
Mas como havia prometido no início,devo fazer uma breve consideração sobre a importância do Conhecimento.E me parece que nos dias atuais a sociedade não mais valoriza tal aspecto, pois (tomando como base a Fotografia) é muito comum vermos pessoas carregando dezenas de milhares de dólares em equipamentos que não sabem usar (diria que nem 10% do oferecido) e que se negam a investir menos de R$300,00 em treinamentos.Talvez o façam iludidos pela facilidade oferecida no imediatismo da fotografia digital, ou até pelo fator do comodismo inerente ao ser humano destes nossos dias.A industria parece já ter entendido isto e se dispõem a oferecer cada vez mais recursos automáticos em suas câmeras,colaborando com a ilusão de que quem faz uma boa foto é o equipamento e não aquele que o opera.
Uma vez que isto se mostra falso, as pessoas se decepcionam com os resultados e novamente depositam as suas expectativas em novos (e caros) equipamentos, resultando em um ciclo vicioso que alimenta uma industria milionária ao redor do planeta.
Uma hora deveremos entender e aceitar como Verdade que se pretendemos mudar algo para melhor,devemos mudar aquele que é o autor do algo em questão, ou seja o Homem!

Thiago, Elvio, Luciano e eu

Quero fazer um agradecimento especial ao João Marcelo da Reserva Guainumbi, por acreditar em meu trabalho e ao Amigo Luciano Guedes pelas belas fotos, que registram de forma simples, porém emocionante esta nossa aventura.