sábado, 29 de setembro de 2012

FOTOGRAFIA NOTURNA - LANTERNA PARA FOCAGEM DE CORUJAS

Coruja-da-Igreja ou Suindara (Tito Alba)

Quem já fotografou Corujas a noite sabe que o momento mais crítico nestas ocasiões é...quem vai segurar a lanterna???
Principalmente quando todos que te acompanham são fotógrafos e aí a coisa se complica, pois todos querem garantir a sua foto!
Em algumas corujadas solitárias já perdi registros inéditos por não ter conseguido Focar e Iluminar ao mesmo tempo e se isto já aconteceu com você também sabe o quanto é frustante esta situação.
Mas seus problemas acabaram! Chegou o LIGHT OWL SEGURATOR...rsrsrsrs.
Brincadeiras a parte,resolvi por o gene de Inventor para funcionar e criei este suporte para minha lanterna, com a vantagem de que mantem na mesma linha o Foco e a Iluminação.
Optei por esta lanterna pequena e potente, chamada de "Lanterna Tática ou Policial" que você pode encontrar em qualquer boa loja de produtos alternativos, oriundos de nosso querido país vizinho ao Sul.
Como suporte para a mesma utilizei uma abraçadeira de PVC, usada para prender tubos em paredes (a venda em lojas de materiais elétricos),um pedaço de Velcro, elastico ,abraçadeiras plasticas, uma arruela de plastico (feita com a tampa de uma garrafa Pet) e rebite de aluminio.
Visão geral do aparato

O velcro é composto por 2 partes distintas e você deve corta-las com 50% da medida do perímetro do Parasol de sua lente.Feito isto devem ser unidas por um pequeno pedaço de elastico que deverá ser costurado ao Velcro (peça para a sua Esposa, Mãe, Tia, Avó ou então vá até um destes quioques de pequenos reparos que existem em muitos Shopping Centers) de forma que ao se encontrarem façam a junção característica.
O modelo de abraçadeira que utilizei possui um pequeno furo na base, usei este para uni-la ao velcro, utilizando o rebite e a arruela plastica.

Para reforçar a junção usei também 02 abraçadeiras plasticas que você encontra em qualquer loja de ferragens ou material elétrico.
Existem diferentes medidas de abraçadeira, neste caso utilizei uma de 3/4"

Pronto...agora é só ajustar a cinta ao Parasol deixando bem justa (para isto temos o elastico) e acoplar a sua lanterna!
O Light Owl Segurator acoplado a lente 120/300mm - f:2,8
Aqui estão algumas fotos que fiz com o auxilio deste acessório.Todas foram feitas em locais sem NENHUMA iluminação externa.
Ouriço-caxeiro

Tatú fotografado da janela do carro em movimento

Corujinha-do-Mato


Corujinha-do-Mato



Corujinha-do-Mato
Para finalizar tenho que dizer que a potencia da lanterna faz toda a diferença, pois após ter feito a foto da Suindara que abre este post,tive uma pane nas pilhas do flash e para não perder o registro aumentei o ISO da câmera para 6400 e fiz esta foto com a luz da lanterna apenas.Ficou com bastante ruído mas valeu pelo registro.
Foto realizada a uma distancia de aprox. 12 metros.

Outros modelos e formatos de Parasol podem necessitar de ajustes específicos para cada caso,mas o princípio deve funcionar para todos.
Espero que tenham gostado e boas fotos!