quarta-feira, 3 de abril de 2013

FOTOGRAFANDO NA CONTRALUZ - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Quando ouvimos alguém falar algo sobre contraluz é normal pensarmos em fotos com auto contraste e áreas excessivamente iluminadas ou totalmente escuras...e isto é normal e (até) tecnicamente correto!

O Sol se pondo em Ubatuba - super contraluz!
Porém existe a possibilidade de usarmos conscientemente esta opção e conseguirmos resultados surpreendentes em nossas fotos.
A chave para tudo isto chama-se: FOTOMETRIA.
Afinal a maioria das pessoas aponta a câmera em direção ao Sol e reza para que fique bom, sem ao menos entender o que esta fazendo.
Aliás...um alerta! Você pode comprometer o sensor de sua câmera fazendo isto, pois nos manuais das câmeras (aquele que ninguém lê) encontra-se uma advertência quanto a esta pratica.
Mas voltando a FOTOMETRIA, acredito que muitos já saibam que o Fotometro não "enxerga" as cores, para ele tudo se resume a tons de cinza (sem Sado-Masoquismo ein???) e que sua regulagem padrão é buscar sempre o "cinza-médio" nas leituras e ajustes sugeridos por ele.
Vamos explicar melhor...quando você aponta sua câmera para uma cena e faz a foto - podendo neste caso ter sido usado um Modo Automático ou semi-automático- antes da tomada da imagem em si, a sua câmera fez uma leitura da luz existente naquela cena, através de um dispositivo interno chamado Fotometro.Este é quem faz os ajustes de Abertura e Velocidade (em alguns casos de ISO também) e produz o resultado que você vê depois e que chamamos de Fotografia.
Como já disse anteriormente este equipo. não enxerga as cores e sim uma imagem que vai do branco puro ao preto total e tende a transformar isto em um cinza 50%, ou seja o meio da escala.

Você enxerga a sua fotos assim ...
mas para o Fotometro ela é assim.
Só que como já dissemos anteriormente, ele vai buscar transformar tudo isto em um tom de cinza médio e provavelmente desprezará informações nas altas e baixas luzes, resultando em uma imagem inexpressiva e até mesmo "medíocre".
Mas de posse destas informações você pode agora começar a compor as suas imagens e deixar que os engenheiros projetistas de sua câmera durmam em paz e que as suas progenitoras não mais se envergonhem em chama-los de filhos!
Primeiro você deve começar a fotografar em algum Modo que permita a sua interação nos ajustes, portanto livre-se do Totalmente Automático, em seguida aprenda a usar os modos de Fotometria encontrados em sua câmera (leia o manual), existem pelo menos 03 opções e embora as nomeclaturas possam variar seguem um padrão, que são:

(o) Matricial - usa aprox. 75% da cena para calculo da luz
( ) Center Spot -  usa aprox. 15% da área ao redor do ponto de autofocus para o cálculo
 °  Pontual - usa aprox. 3% da área ao redor do ponto de autofocus selecionado

Portanto para uma foto na contraluz você poderá usar o Center Spot ou o Pontual para realizar a Fotometria.Agora você precisa aprender a pensar como o Fotometro de sua câmera ou seja do meio da escala para as pontas...parece difícil, mas não é.
Vejamos a seguinte imagem...

A fotometria nesta foto foi feita na área do mar, logo a frente do barco.
O efeito de cor foi conseguido com a aplicação de um filtro graduado Amarelo, feito no Adobe Camera Raw.

Se você apenas apontasse a câmera e disparasse, muito provavelmente teria uma imagem com duas situações corriqueiras, em uma as pessoas ficariam totalmente escuras, sem definição nenhuma, de forma que você não saberia dizer nada sobre estas pessoas.Já em outra situação as pessoas ficariam bem iluminadas mas o fundo iria "estourar" em luz, ficando um borrão branco sem definição alguma.
Defina antes qual área de luz pretende privilegiar, será o mar ou então a luz refletida no rosto das pessoas e a partir daí - com a sua câmera regulada em Center Spot, por exemplo - faça a leitura da luz no ponto desejado.Algumas câmeras possuem um botão (no caso das Canon, este é marcado com um * )que guarda a leitura feita e mesmo mudando a posição do enquadramento mantém os valores conseguidos anteriormente, mas caso não tenha esta facilidade coloque sua câmera em modo Manual (M)  e reproduza alí  os mesmos valores mostrados na fotometria.Ex. f: 5,6 - 1/250.
Faça testes com fotometrias em áreas diferentes, você com certeza vai se surpreender!

Foto feita com uma objetiva 12mm
A fotometria foi feita na área do chão, logo a frente do banco

O conhecimento desta técnica permite que novas opções de iluminação sejam conseguidas,sendo isto fator definitivo para a construção de imagens inusitadas.
Como exemplo temos esta macrofotografia feita na contraluz e com o uso do flash operado fora da câmera por meio de um cabo TTL.
O flash foi posicionado a frente da câmera em um angulo de 45% com a lente e um pequeno rebatedor branco foi usado para iluminar a parte da frente da folha.
A fotometria foi feita com Center Spot na área da borboleta,desta forma o fotômetro iria "ver" ela como o cinza médio da imagem ou seja o ponto onde a luz se equilibraria e a partir daí caminharia para os extremos da escala, do branco puro ao preto total.O rebatedor cuidou para que não ficassem sombras carregadas (que resultariam em preto total), portanto áreas sem informação e o angulo no flash em relação a folha e a borboleta fez com que a luz projetasse minúsculas sombras, que por sua vez aparecem como o relevo da superfície da planta e do inseto contra a mesma.


Na fotometria original a luz do flash por entre a folha estava  estourando um pouco e compensei a Abertura (f) em -1/2 ponto no diafragma.

A fotometria foi feita nas pétalas da flor, reparem na luz estourando (branco puro)
 e na haste da flor totalmente escura (preto total)

Uma outra dica importante em fotos na contraluz é o uso de Parasol (aquele "copinho" que vai na frente da lente) pois o mesmo evita que os raios de Sol incidam diretamente na lente, causando um efeito chamado de "flaire" e isto nada mais é que aquelas bolas de luz que surgem nas fotos - se bem que em alguns casos isto também seja interessante.

3 comentários:

  1. Olá Pompeo!
    Trouxe um brinquedinho da nossa viagem aos States e estou ainda apanhando para aprender a mexer...
    Nooossa, vendo suas fotos, me faz ver que tenho muito, muito mesmo a aprender!
    Abraços!
    Marcia
    PS: fiz um link da sua postagem na nossa página do Facebook, pois achei demais! Espero que não se incomode, faz o direcionamento direto prá vc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcia,
    Digo sempre em meus cursos que Ainda estou aprendendo sobre Fotografia, pois a cada dia novos desafios surgem e tenho que descobrir como vencê-los.
    Uma dica valiosa é fazer um bom curso básico de Fotografia - aliás estarei dando um em breve aqui em meu estúdio - e começar aprendendo os fundamentos básicos desta Arte.
    Abraço a todos os Caminhantes.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ótimo texto. Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir