quinta-feira, 23 de maio de 2013

AVISTAR 2013 - OBSERVAÇÃO DE AVES - UM DIA SIMPLESMENTE ESPECIAL!


Quando pensei em escrever este post fiquei em dúvida sobre qual assunto abordar, afinal sob esta ocasião especial haviam diversas outras situações importantes.
Poderia falar sobre a minha Alegria em ver o GRIFOO, um grupo que muito me orgulho de ter ajudado a criar se fortalecer cada dia mais através da União e da Participação ativa de seus membros.Ou ainda sobre a minha satisfação como pai (não vale dizer coruja...) em ver minha filha se dedicando cada vez mais como estudante de Jornalismo.
Poderia ainda discorrer sobre a oportunidade criada para rever amigos queridos e conhecer pessoalmente outros tantos, que até então só conhecia "virtualmente".Bem...confesso que ainda neste instante não tenho certeza de qual linha de narrativa seguir, afinal são assuntos simples, com interesses relativamente simples e talvez agora eu tenha encontrado algo...
SIMPLES talvez seja a palavra que descreva tudo o que aconteceu, mas que por isto mesmo tornou este dia ESPECIAL!
Da esquerda para a direita, em pé: Pompeo, Dú Nyari,Luciano Monferrari, Junior e Gustavo.
Abaixados: Danilo e Peterson

Começamos com uma proposição feita a vários meses, quando resolvemos visitar a feira em grupo.Poucos de nós já haviam participado de alguma edição anterior e seria a nossa primeira "aparição pública" como grupo.Decidimos pela confecção das camisetas e mesmo com os pedidos feitos com bastante antecedência, as mesmas só foram entregues na véspera do evento.
Na semana que antecedeu a nossa visita recebi uma noticia que muito me alegrou! Minha filha, estudante de jornalismo, havia feito uma proposição ao seu professor sobre a realização de um trabalho em grupo - na verdade uma revista eletrônica- tratando sobre a Observação de Aves, proposição esta que foi aceita com unanimidade por todos, professor e grupo.
Decidiram então por nos acompanhar ao Avistar contando com a possibilidade de conseguirem muitas pautas para o trabalho.Como iriamos em carros separados com pessoas saindo de diversos locais, combinamos de nos encontrar lá por volta de 9:30 hs e logo ao chegar  - ainda no estacionamento do Parque Vila Lobos -  reconheci um rosto familiar...tratava-se de uma amiga (ainda virtual), a Silvia Linhares.Após uma rápida apresentação me dirigi ao estacionamento e no caminho falei um pouco sobre ela para o grupo de estudantes, que rapidamente se interessou pela oportunidade de entrevista-la.
Logo na entrada do recinto encontrei os amigos GRIFOO´s e soube que nosso querido amigo Chico, do Parque do Zizo estava lá.Não posso descrever o sentimento intenso que é gerado quando reencontramos alguém querido e trocamos um abraço...parece que nos sentimos pessoas especiais!
As futuras Jornalistas entrevistando o querido Chico do Parque do Zizo, no stand da cidade de S. Miguel Arcanjo.

Neste momento passei a procurar por minha filha e suas colegas e fiquei muito satisfeito ao vê-las em movimento, buscando pautas e conseguindo entrevistas sem a menor interferência minha.
Mais feliz ainda fiquei quando voltaram radiantes dizendo ter conseguido muito material interessante para a revista, além de uma entrevista espetacular com a Silvia Linhares que parece ter impressionado muito as meninas com suas colocações!
Silvia Linhares, Peterson, Danilo e Pompeo

Mais tranquilo agora pude me concentrar nas pessoas que passavam por alí e não posso lembrar mais de quantos amigos e amigas pude encontrar.Só posso dizer que a cada aperto de mão, a cada abraço e mesmo a cada saudação, uma sensação de euforia se instalava e aumentava, afinal estas pessoas eram responsáveis por muitas situações que de alguma forma me emocionaram, como uma foto belíssima, um comentário oportuno ou uma palavra de consideração.
Depois de quase duas horas no local me dei conta de que não havia ainda feito algo básico...ver a feira!
Mas toda vez que tentava andar pelos corredores encontrava com alguém e novamente muita conversa.

A turma do GRIFOO em sua primeira entrevista coletiva.Reparem nas caras de sérios e compenetrados dos seletos membros do grupo!

Fomos então chamados pelas estudantes para uma "entrevista coletiva" e fomos para a área externa da feira em busca de menos ruido para as gravações...péssima escolha! Logo de cara alguém já viu uma ave em um arbusto próximo e tivemos que ser duramente repreendidos pelas nossas entrevistadoras para não abandonarmos o local atrás da mesma!
Releitura da clássica piada:" quando estiver fotografando um bando de Observadores de Aves, nunca diga...Olha o Passarinho!"

Quero agora fazer um parênteses e falar sobre as ditas redes sociais e sua importância em nossos dias.É claro que muita coisa desagradável sobrevêm disto,mas acredito que sempre pelo uso inapropriado que nós mesmos como usuários atribuímos.Assim como outras crias do mundo moderno, quem determina se constroem ou destroem somos nós!Uma destas coisas é o Facebook.
Todo dia vejo milhares de absurdos publicados que vão desde troca de desaforos até manifestações de futilidade, banalidade e complexos variados e confesso que muitas vezes já pensei em cancelar minha conta, mas como utilizo também para trabalho acabo sempre mantendo.
Na sexta-feira publiquei um comentário dizendo que nossas camisetas haviam chegado e que no sabado estariamos no Avistar com as mesmas.O objetivo era comunicar rapidamente ao grupo que tudo estava ok com relação a isto ,mas recebi uma mensagem que muito me alegrou!
Meus amigos do blog Os Caminhantes haviam visto a publicação e como estão em São Paulo acharam esta uma excelente oportunidade de nos conhecermos pessoalmente.Embora não sejam Observadores de Aves resolveram ir ao local e assim acabamos nos encontrando, novamente aquela sensação mágica que podemos sentir em um simples abraço se manifesta de forma sublime. Pessoas especiais, com valores e princípios elevados que se traduzem em uma sintonia imediata! Obrigado amigos.
Os amigos do blog Os Caminhantes.Realizei um sonho ao conhecer estas pessoas tão especiais!

Mais fotos e mais encontros e resolvemos sair para um lanche, em uma lanchonete que existe no Parque Vila Lobos.Devo dizer que muito me impressionou a beleza e variedade de opções do local.Muitas opções de lazer para todas as idades e "tribos", desde pessoas praticando caminhadas e corridas, famílias em bicicletas (tem aluguel de magrelas no local, inclusive aquelas duplas), patins, muitas quadras esportivas, mini-campos, áreas de exercício,praticantes de corda-bamba e muita gente com cães- inclusive uma simpática família de São Bernardos que literalmente roubaram a cena da feira- e tudo isto cercado por muito verde!
Agora foi a Walkiria quem realizou um sonho, mesmo com os 63,7 litros de baba de cachorro...

Uma pena que não encontramos locais assim em todas as nossas cidades, deveriam ser classificados como NECESSIDADE PÚBLICA.
Acredito que este seja um local excelente para um passeio com toda a família, cheio de opções simples mas que promovem e incentivam o convívio familiar, a cooperação mutua e o respeito pelos outros.Valores simples mas cada vez mais excassos em nossos dias.
Como disse no início, SIMPLES seria a palavra que melhor conduziria esta narrativa, um dia simples, com pessoas simples, em um local simples e que ainda assim se torna Sublime.
Pelo menos para quem sabe Ver...