quarta-feira, 6 de agosto de 2014

JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM EM NOVA ODESSA / SP

A sede do JBP, onde funciona a recepção e o restaurante

Vista panorâmica do Jardim Botânico Plantarum
A cidade de Nova Odessa, localizada no interior de São Paulo e a poucos quilômetros de Campinas, abriga hoje o Jardim Botânico Plantarum.
O local  é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do botânico e eng. agrônomo brasileiro Harri Lorenzi.

O recinto de plantas aquáticas, um belíssimo lago com Carpas ornamentais.
Embora já estivesse desejando visitar este local há muito tempo, estive lá nesta ocasião buscando informações sobre plantas aquáticas, que deverão ser utilizadas na ornamentação de um pequeno lago de Carpas, no qual tenho trabalhado na manutenção (junto com um grupo de Amigos) na cidade de Araçoiaba da Serra.

Um pequeno lago, coberto por Ninféias Azuis.
É cobrado um ingresso de R$ 20,00 por pessoa, mas concedem  desconto de 50% para estudantes, professores e idosos.
Fomos atendidos pelo funcionário Adaildo, que não apenas nos instruiu sobre as espécies de plantas que poderíamos utilizar, como também nos levou em uma pequena visita aos demais lagos existentes no local e que renderam boas fotos.




Após termos recebido uma aula sobre aspectos de botânica, conservacionismo e Respeito a Natureza, nos despedimos de nosso anfitrião e continuamos a nossa visita, aproveitando para fotografar cada detalhe que conseguimos observar.

Uma singela flor da Ninféia azul.
Aliás sobre a questão de fotografar o local, vale citar que permitem o uso de câmeras fotográficas apenas para uso pessoal. Para uso em trabalhos, tais como fotos de casais, noivos, gestantes, famílias e afins, cobram um valor especificado no site (acesse o link no alto da pagina). Para outras finalidades consulte a administração do local.
Nesta ocasião vimos diversos fotógrafos e equipes realizando fotos e vídeos de casais. Informe-se sobre as condições e o que é permitido usar de equipamentos no local.


Outra atração do local são as esculturas, presentes em diversos pontos do jardim. Algumas são bem divertidas...



Existe também um restaurante que funciona no local, muito recomendado por diversos amigos que já o conheceram, mas devido ao horário em que chegamos ao local, terá que ficar para outra visita. Outro ponto interessante é o Centro de Eventos.
Um local amplo e bem equipado para sediar eventos sociais e corporativos.

O centro de Eventos.
Com o Sol se pondo rapidamente, aproveitamos as últimas luzes do dia e após termos saturado os nossos sentidos com todas as cores, formas e texturas que pudemos captar, partimos deste local fantástico.



Em tempo...Vale citar que o local possui milhares de plantas, dispostas em coleções, divididas em famílias, biomas e tipos, portanto reserve um dia todo para conhecê-lo, aproveite para almoçar no local, descanse em um dos muitos bancos espalhados pelos jardins e assim como nós, farte-se com todas estas atrações.


Jardim de Cactos



Vitória Regia



Alamedas repletas de espécies, todas com placas de identificação

Uma experiência sensorial


Nenhum comentário:

Postar um comentário