domingo, 16 de novembro de 2014

CURSOS LIVRES DE GASTRONOMIA - MUITO ALÉM DE SIMPLES RECEITAS


É claro e notório para quem estiver lendo este blog que sou profundamente interessado por Gastronomia, além é claro da Fotografia e das Viagens, mas meus conhecimentos em cozinha foram adquiridos sempre por erro e acerto, experimentação e seguindo receitas encontradas em publicações da área.
Já faz um bom tempo que alimento (sem trocadilhos) o desejo de participar em um curso de gastronomia.Não destes cursos de graduação, destinados a formarem profissionais que trabalharão neste segmento, mas sim nestes cursos específicos sobre um determinado grupo de alimentos ou então, destes que ensinam tudo (de forma profissional) sobre a preparação de determinados pratos.
Estes últimos são chamados de CURSOS LIVRES e o SENAC é sem dúvida uma referência neste segmento. Desta forma comecei a procurar no site da instituição sobre os cursos que ofereciam e descobri que a diversidade é enorme!
É claro também que já possuía boas referências sobre o SENAC e isto foi um fator decisivo na escolha, mas sei também de outras escolas particulares que oferecem excelentes cursos, alguns até gratuitos, mas estes são normalmente atrelados ao uso de determinadas marcas ou produtos.

CURSO DE PIZZAS DOCES E SALGADAS



Embora existissem diversos cursos que me atraiam, acabei optando pelo curso de Pizzas Doces e Salgadas, pois é o que melhor se encaixava em minha agenda neste momento.
Devo dizer que o conteúdo me surpreendeu! Achei que seria apenas um cursinho onde aprenderíamos a fazer uma massa e seguiríamos variando nos recheios, mas aprendi que a arte de se preparar uma boa pizza vai muito além disto.
Bons ingredientes são fundamentais, mas existe algo que poderia ser chamado de "a alma de uma pizza"! Estou falando do processo de fermentação,e engana-se quem acha que isto é apenas misturar um pouco de fermento e deixar crescer.

A "esponja" que serve como base para o processo de fermentação.
Muito detalhes e fatores são importantes neste processo, como o tipo de fermento usado (dá até para criar o seu próprio fermento em casa), os ingredientes usados na mistura, a temperatura e umidade do ar, além das condições climáticas naquele momento. E aqui vai mais um ponto positivo para o SENAC, pois eles possuem equipamentos de ponta que fazem o sonho de qualquer grande chef de cozinha.
Nossas massas eram acondicionadas em uma estufa própria para isto, com temperatura e umidade controladas.
Enquanto a fermentação ocorria (e você tem que aprender a respeitar o ciclo destes organismos) nós começávamos a nos preparar com os recheios escolhidos. Todos os dias preparávamos 04 tipos diferentes de pizzas, sendo que cada aluno escolhia um sabor, divididos em grupos de 04 pessoas.

A minha 1ª pizza foi uma Portuguesa!
Gostei muito também da oportunidade que tivemos em termos alguns alunos do Curso de Graduação participando junto conosco! Sempre podemos aprender algo com eles, além é claro de darem aquela força no preparo de alguns itens, utilizados nas receitas.

Alguns dos alunos do Curso de graduação, recebendo as orientações de nosso professor.
O trabalho em equipe torna o aprendizado muito mais suave e proveitoso e quase todos os frequentadores acabam entendendo isto, desta forma acabamos fazendo novos amigos, vindos de todas as regiões do país e até do exterior. Ali encontramos empresários do setor gastronômico, funcionários em empresas da área, curiosos (meu caso), chefs de cozinha experientes entre outros, mas todos buscando ampliar seus conhecimentos.

Algumas das pizzas feitas pelos alunos do curso

Meu parceiro de bancada, Márcio, dando uma "sova" em nossa massa de esfiha.

Ingredientes fresquinhos e nada convencionais.
Foi muito gratificante aprender os primeiros passos desta arte que é fazer uma pizza saborosa, mas muito ainda tem que ser praticado, afinal não é tão simples sovar e abrir uma massa com perfeição, usando apenas as mãos, assim também como utilizar um forno industrial que assa uma pizza em poucos minutos...basta deixar a pizza por 01 minuto a mais que ela fica "moreninha"...

Minha pizza Portuguesa...Um pouco além do ponto!
Tivemos também o oportunidade de aprendermos a fazer esfihas abertas, começando pela massa e terminando com a técnica utilizada para abri-las, além é claro dos recheios.
Acabei me empolgando e criei um sabor "gourmet"...Salmão defumado com Alcaparras e Alho Poró. Sucesso!!!



Um pouco mais familiarizado com o mega-blaster-forno industrial.
Um outro ponto positivo que não poderia deixar de citar é sobre a questão da higiene no local.
Na 1ª aula tivemos uma parte teórica abordando os principais cuidados referentes ao manuseio e conservação dos alimentos, além de noções básicas de higiene pessoal. Dentro da cozinha, apenas com touca e avental, além de sapatos fechados e roupas apropriadas...bermudas e regatas nem pensar!
Só éramos liberados após termos lavado toda a louça utilizada e de termos limpado corretamente a nossa bancada de trabalho. Uma instituição que preza pela qualidade e pelas boas práticas, com toda a certeza!
Gostei e me empolguei com esta nova faceta do Conhecimento, portanto, agora é buscar por novos temas a serem aprendidos, talvez um Curso de Culinária Italiana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário