segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - UMA BREVE ABORDAGEM

A REGRA DOS TERÇOS

Embora o conceito da regra dos Terços seja bem simples, ela se encontra em uma relação bem próxima com a Geometria Divina ou Proporção Áurea , eternizada por Pitágoras (571 a 497 A.C.).
Consiste em dividir o quadro em 9 partes iguais e concentrar o assunto principal, ou a área de maior interesse da imagem, nas regiões próximas aos pontos de convergência entre estes quadros.

Repare que o motivo selecionado (barco e mar) estão no terço inferior da imagem

Muita gente costuma menosprezar até criticar o uso desta técnica, mas eu particularmente acho de muita utilidade.
Vejam um exemplo de uma imagem com a aplicação desta técnica:


Repare que nesta imagem foi aplicada a regra dos terços
É claro que algumas pessoas irão dizer que preferem a 1ª imagem, mas para mim (e para muita gente que já viu as duas imagens) a segunda foto ficou melhor. Analise ambas e veja qual você prefere...
Preciso dizer que não sou partidário de formulas pré-determinadas e conceitos imutáveis, portanto esta regra não é absoluta. Existem situações em que seu uso não será possível.
Apenas estou indicando que façam alguns testes e vejam os resultados.

LINHAS CONVERGENTES

Este conceito eu aprendi em um curso de filmagem, ainda na época do VHS e é baseado em algumas pesquisas que afirmavam ser para nosso cérebro, mais agradável a sensação de movimento vindo da esquerda para a direita. Também afirmavam que o nosso cérebro assimila melhor as imagens com linhas convergentes e não paralelas.


Nunca pesquisei isto a fundo e nem sei se tem base científica, mas acho que a perspectiva gerada por estas linhas convergentes é muito mais agradável, emprestando até uma sensação de movimento e espaço a uma foto.

MOLDURAS CRIATIVAS

Um outro conceito muito simples, mas que produz resultados surpreendentes!
O comum é que ao fotografarmos um local, um objeto ou ainda uma pessoa, sempre procuramos um ângulo que nos forneça uma visão geral e limpa do mesmo, sem nada que possa "atrapalhar" a imagem.
O resultado acaba ficando medíocre, sem grandes surpresas ou impacto.Afinal uma grande extensão de mar, ou um rio muito largo podem dar a impressão de serem a mesma coisa.
Nesta hora (peço encarecidamente que) vença aquele comodismo natural do ser humano e gaste alguns minutos percorrendo o local, antes de fotografá-lo. Procure por novos ângulos, insira elementos em primeiro plano, use a vegetação do local para criar molduras na foto, é claro que sem tirar a atenção do assunto principal.

Um exemplo de "moldura criativa".
Só para ilustrar o que disse anteriormente vou explicar esta foto!
Trata-se de um daqueles pequenos cursos de água que desembocam no mar, sabe aqueles que todo mundo tem nojo de pisar porque dizem que tem esgoto... Então, é isto aqui.
Me desloquei alguns metros para a esquerda e entrei uns 4 metros pela borda do mesmo. Usei um pequeno arbusto como moldura e consegui esta foto, que poderia ser usada em qualquer folder de turismo, falando sobre as belezas naturais da região.
Mas, novamente quero deixar claro que não estou colocando aqui regras intransponíveis, daquelas que são ensinadas em escolas tradicionais e que "definem" um fotógrafo, apenas estou compartilhando um pouco daquilo que aprendi e testei ao longo dos anos, cada um faz a sua avaliação deste conteúdo.
Espero que seja muito útil para aqueles que se interessarem e quiserem testar.

Moldura criativa

Regra dos terços
Regra dos terços e moldura

Regra dos terços
Objetos (flores) em primeiro plano e linhas convergentes