sábado, 24 de maio de 2014

FOTOS PANORÂMICAS - DICAS BÁSICAS

O QUE SÃO "FOTOS PANORÂMICAS"?


Foto panorâmica com 180º de angulo de visão, a partir do observador.
Sem ficar preso a definições padronizadas, defino Fotografia Panorâmica como aquela onde se retrata uma cena, com um angulo de visão acima da capacidade compreendida pelo olho humano.
Já vi imagens com 110, 180 e até 360 graus de angulo de visão, mas não confundam com aquelas imagens em 360º que mostram TODOS os ângulos de um local, inclusive o piso e o teto. Estamos abordando um angulo que seria melhor definido como o Perímetro da circunferência percorrida, a partir do Observador/Fotógrafo como ponto central.

Panorâmica  abrangendo aprox. 300 º do perímetro da circunferência, formada a partir do ponto de visão do fotógrafo.

Bom...mas você não deve estar interessado nestes detalhes e sim em como fazer imagens como estas, portanto vamos logo a parte prática!
Como tudo na fotografia, o importante é obter imagens de qualidade e que permitam uma manipulação posterior, gerando assim arquivos com emendas perfeitas. Isto mesmo...Emendas!
Existem algumas câmeras compactas que trazem o recurso de "fotos panorâmicas" incorporado a suas funções, nelas você apenas aponta a câmera para o objeto, segura o botão do disparador apertado e arrasta a câmera na direção em que quer ter a imagem registrada. Acho até prático mas com certeza não deve gerar arquivos de qualidade para grandes impressões.
No nosso caso iremos abordar a maneira de se Construir imagens panorâmicas, com qualidade para impressão de grandes formatos.

A CAPTURA DAS IMAGENS

O primeiro passo é definir o que você pretende fotografar e a partir disto, encontrar a melhor posição para a câmera. Parece besteira, mas uma arvore ou uma pedra podem comprometer a imagem, ficando na frente e roubando toda a atenção do panorama.
O ideal é usar uma lente de 50 mm, caso esteja usando uma câmera Full-Frame e uma 70/85 mm caso esteja usando uma cropada. Isto é necessário devido ao fato de que nesta distância focal a distorção é mínima, facilitando assim a etapa posterior de soldagem das fotos.
Se estiver usando uma lente zoom, ajuste a mesma para esta distância focal, dependendo é claro da câmera que estiver usando.
Outra dica importante diz respeito a fotometria. Se estiver fotografando em algum Modo Automático ou Semi, você pode ter problemas pois nestes casos a câmera irá realizar a fotometria da cena antes de cada foto. Se estamos fotografando uma área extensa é provável que tenhamos diferentes áreas de luz e sombras, variando de Sol intenso a sombras profundas.

Imagem construída a partir da junção de 25 fotos diferentes
Nesta imagem mostrada acima podemos ver as diferentes zonas de Luz existentes nesta cena. O céu esta densamente iluminado, com a luz incidindo diretamente sobre o fotógrafo, já nas áreas de mata (nas bordas da imagem) e sob as pedras, encontramos sombras densas.
Procurei uma área de média luz, neste caso as pedras e vegetação existentes no terço médio da cena e fiz a fotometria ali. Transpus estes valores para a câmera, trabalhando agora em "M" (manual) e comecei a registrar as imagens. Veja a seguir como foram os enquadramentos:

Os cortes aqui aplicados são apenas para referência. Na captura real, os quadros são um pouco maiores individualmente.
Usei também um tripé com uma ball head, o que facilita bastante a marcação das áreas a serem fotografadas, mas dependendo da Velocidade utilizada pode-se fazer isto na mão mesmo.
Existem no mercado algumas cabeças de tripé próprias para realização de fotos panorâmicas, onde a mesma gira em um eixo de 360º e possuem ajustes de altura com escalas, para que não haja inclinação da câmera na hora da captura.
Sinceramente...não acho que seja imprescindível, pois o Photoshop irá se encarregar de fazer as junções e corrigir as distorções. Aliás, nem se preocupe em cortar as imagens corretamente entre o ponto de final e início das mesmas, mesmo que as partes de uma imagem estejam "repetidas" na próxima, o PS ira detectar o ponto de fusão e despreza a informação repetida..

PÓS PRODUÇÃO NO PHOTOSHOP

Agora que você já definiu o que deseja fotografar e conseguiu captar imagens com qualidade, vamos tratar da pós produção das mesmas e criação de uma imagem panorâmica impressionante.
Abra o Photoshop e na aba "File" selecione "Automate" - "Photomerge"



Em seguida, clique no botão "Browse" e selecione os arquivos que pretende utilizar.


Não esqueça de marcar as opções "Vignette Removal" e "Geometric Distortion Correction". Quanto ao layout eu deixo em "Auto".
E é só isto que você precisa fazer! O resto pode deixar por conta do Photoshop que irá fazer todos os ajustes necessários e lhe entregar uma imagem GIGANTESCA.
E É GRANDE MESMO! Para que tenham uma ideia, em um trabalho recente usei 36 fotos, capturadas com 21 MP na 5D-MarkII e o arquivo inicial chegou a mais de 3 GB.
Isto porque o PS entrega uma imagem composta por tantas Layers quanto forem o numero de fotos usadas. Isto é útil quando você precisa fazer algum ajuste em uma das partes que porventura não tenha ficado bem soldada, ou ainda, que apresente alguma vinheta nas bordas resultante de uma fotometria mal feita.Portanto será necessário um bom computador para dar conta deste processo.

Imagem resultante da fusão de 36 fotos em 21MP, com arquivo final de 2,17 metros x 70 centímetros, com 300DPI e
1,28 GB de tamanho.
Um detalhe importante é que SEMPRE fotografo em RAW e gosto de abrir as imagens no Camera RAW, fazer um ajuste coletivo nas mesmas e depois apenas Salvar as alterações. Na hora de definir os arquivos a serem fundidos, seleciono os arquivos RAW e suas extensões .XMP (sou usuário de Canon).
Se não houver nenhuma correção a ser feita, você pode compactar as layers (Alt + L + F) e salva-la no seu formato usual, eu prefiro salva-las em TIFF e faço uma cópia em baixa resol.para uso na web (JPEG).
Espero que estas informações tenham sido úteis e que consigam realizar belíssimas imagens.
Fiquem agora com mais algumas panorâmicas...

Foto realizada próximo a Guarequeçaba /PR, com aprox. 200º de angulo de visão.


Dunas de Jenipabu/ RN - 180º de angulo de visão


Mirante do centro Geodésico / MS- A maior foto em comprimento que já fiz: 4,10 metros com 300DPI.

Galpão de estoque em uma empresa. Foram 20 fotos com 21MP para compor esta imagem.