segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BACK BUTTON FOCUSING (BBF) - COMO CONFIGURAR E PORQUE USAR

O QUE É BACK BUTTON FOCUSING OU APENAS "BBF"?

Isto nada mais é do que utilizar o botão AF-ON existente nas Canon, para acionar o auto-focus. Este botão encontra-se na parte traseira da câmera, portanto é dai que se origina esta expressão.
Mas se você estiver procurando informações sobre a utilidade disto, podemos começar com algumas considerações resultantes de alguns testes práticos que fiz, além é claro de algumas fotos ilustrativas.

Sequência de fotos feitas com o uso de BBF

A configuração original das câmeras faz com que o botão do disparador, ao ser acionado até a metade de seu curso, faça a FOTOMETRIA e também o ajuste de Auto-focus e ao pressionarmos o mesmo até o fim, a foto é feita.
Ao alteramos esta configuração e habilitarmos a Câmera para operar em BBF, deixamos este botão apenas para a Fotometria e o disparo propriamente dito. O Ajuste de FOCO passa a ser acionado através do Botão AF-ON. Mas existe alguma vantagem nisto?
Vai depender da situação e do motivo a ser fotografado!
Um exemplo:
- Se você estiver fotografando uma animal ou uma ave em movimento não paralelo ao seu ponto como observador, isto será de grande valia, pois com o AF em "Al Servo" e o botão AF-ON habilitado, basta manter o mesmo pressionado constantemente enquanto acompanha o objeto com a câmera/lente que o foco acompanha este movimento.Ficando assim o botão do disparador livre para capturar as fotos!

Mais uma sequência feita com o uso do BBF
Mas isto irá exigir mais do que apenas alterar as configurações de sua câmera, você terá que reaprender a fotografar.
Afinal é quase que unânime o fato de que sempre fotografamos do jeito tradicional, ou seja, aperto o botão do disparador e a câmera fotometra, foca e realiza a foto. Agora você terá que utilizar o polegar para pressionar o botão AF-ON e o indicador para as demais tarefas citadas.
Talvez demore um pouco para acostumar mas com o tempo dá para pegar o jeito.

CONFIGURANDO A CÂMERA

Esta configuração foi feita na Canon EOS-7D, mas nos demais modelos deve ficar bem semelhante.
Acesse o botão MENU e a janela FUNCION. A seguir o comando C.Fn IV: Operation/Others.


Pressione a tecla SET e acesse a Opção1 - Custom Controls

Os dois comandos a serem alterados. Nesta foto já estão com a configuração desejada.
Ao pressionar SET novamente as opções de configurações dos botões são acionadas. Altere os dois primeiros como na foto acima. Esta deverá ser a configuração ajustada para se operar em BBF.

Acima o Botão para alteração do Modo AF e do Driver.
Abaixo o novo Botão a ser utilizado para a a Focagem Automática.

Em seguida, pressione o botão AF-DRIVE no topo da câmera e altere o Auto-focus para AL SERVO e o drive para Sequencial em Alta velocidade (aquele monte de retângulos com um "H")




E pronto...sua câmera estará configurada para operar em BBF, portanto lembre-se que se não acionar o botão AF-ON antes de clicar a foto sairá provavelmente fora de foco.
Provavelmente porque se o objeto estiver parado o foco feito na última foto será mantido, desta forma achamos mais uma utilidade para o BBF...
Se o objeto estiver parado ou movendo-se paralelamente ao plano da câmera o foco se manterá fixo enquanto você dispara. Desta forma você pode fazer o auto-focus pressionando o botão AF-ON e depois mudar o enquadramento da cena. Se não pressionar o botão novamente e o objeto se mantiver estático ou não alterar a sua distância a foto ficará com o foco perfeito.


Com o uso do Auto-focus "travado" em uma posição prévia, foi possível fotografar esta Andorinha, enquanto voava velozmente, sobre a superfície do lago.

A foto acima ilustra esta utilização para o BBF. O ajuste de foto foi feito em um ponto específico do lago, a posição da Câmera foi mudada para se chegar ao enquadramento desejado e depois disto foi necessário apenas aguardar que a ave voasse sobre a linha imaginada para que o Obturador fosse acionado em MODO Sequencial. Foram feitas diversas fotos em sequencia sem alteração nenhuma no foco.

Outro exemplo da situação anterior

Alguns artigos na WEB chegam a alegar maior precisão do Auto-focus com a utilização desta configuração, mas eu particularmente não acredito nisto. Talvez possa existir um aumento na velocidade das fotos sequenciais, já que o botão do Disparador está exclusivamente acionando o Obturador, mas ainda assim, deve ser algo em centésimos de segundo.

Falcão Peregrino fotografado com o BBF - Canon EOS 7D- Lente Sigma 120/300mm f:2,8
1/1000seg / f:7,1 / ISO 100
Mais uma coisa importante...Todas estas fotos foram feitas com a 7D e lente Sigma 120/300 mm -f:2,8, sobre a Gimbal Head BK45 e tripé.

E para fechar, uma sequencia de fotos de um Bem-te-vi perseguindo um Gavião Carrapateiro, que provavelmente ousou se aproximar demais do ninho desta ave valente.
Espero que seja útil e quem quiser compartilhar suas experiências será bem vindo!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

BRUMAS AO AMANHECER

OU ENTÃO...O QUANTO VOCÊ ESTA DISPOSTO A FAZER PARA CONSEGUIR UMA FOTO?

Comece acordando as 5 hs da manhã, em uma fria madrugada de inverno. Depois siga até as margens de um lago, onde a sensação térmica deve ser negativa, naquele instante.
Monte o seu equipamento apenas com a ajuda de uma lanterna e faça os ajustes iniciais, com o uso deste equipamento ainda, afinal o local esta totalmente imerso na escuridão.
Permaneça ali pacientemente aguardando os primeiros raios de Sol a surgirem por entre as árvores.
Corrija os ajustes iniciais e faça o enquadramento necessário.
E finalmente pressione o disparador de sua câmera, buscando sempre conseguir aprisionar o momento decisivo.

Pronto...você terá feito uma foto como esta!

Canon EOS 5D - lente 28/200mm em 150mm / f: 5,6 - 3,2 seg - ISO 100
Pós produção em Adobe Camera Raw e PS- CS5