terça-feira, 30 de junho de 2015

UM POUCO DE MACROFOTOGRAFIA

OU AINDA...UM PEQUENO ESTUDO SOBRE DESCONSTRUÇÃO DE IMAGENS!

A Exposição Nacional de Orquídeas em Rio Claro - SP
Em primeiro lugar quero esclarecer que este post não aborda técnicas sobre macrofotografia, isto ainda publicarei posteriormente.
Em segundo, quero informar que na ocasião das fotos eu não estava sobre a influência de nenhum chá alucinógeno, feito a base do pólen de alguma flor!

Apenas uma parte da diversidade encontrada em exposições como esta
O que ocorreu é que acompanhei minha esposa a esta exposição, pois as Orquídeas são alvo de sua atenção e esta seria uma grande oportunidade para realizar belas fotos e testar o meu Tubo de Extensão comprado pela Deal Xtreme.

Foto feita com a Canon 7D, lente 50mm-f:1,8 e tubo de 36mm

Foto com a 50mm apenas
Mas o que me motivou a fazer estas fotos foi algo que assisti ha algum tempo e que me impressionou muito...O filme "As crônicas de Spiderwick", em especial a cena onde as fadas e elementais se revelam, saindo do meio das flores que enfeitavam as jardineiras do local!

As fadas e elementais que povoavam a imaginação do autor de "As crônicas de Spiderwick"
* Cenas do filme e gravura do livro.
Além disto pude ver recentemente algumas fotos de flores que "imitavam" animais e outros seres em suas formas e resolvi dedicar um pouco de minha atenção a estes detalhes.
Devo dizer que o resultado foi fascinante!!!


A Orquídea "Ogro"...alguém não consegue ver a semelhança com este personagem das fábulas?
Ao olhar para estas plantas através do tubo de extensão, mudando um pouco o ângulo de visão tradicional e principalmente abstraindo-se da concepção existente de uma imagem, comecei a ver uma infinidade de formas e possibilidades. Assim como o personagem do livro / filme que ao usar um monóculo podia Ver uma nova realidade, povoada por seres fantásticos, a macrofotografia me abriu as portas para um novo Mundo!

Pequenas aves sugando o néctar das flores?

Uma ave em voo?


Bandos de pássaros?





Ao olhar para cada flor surgiam formas intrigantes e reveladoras...
Convido vocês a "abrirem os seus Olhos".


A cabeça de um macaco...

O crânio de uma vespa...

Um pequeno polvo...


A cabeça de um jaguar...

Um morador dos Andes com suas vestimentas típicas...

Os meus preferidos, os Gnomos...





Uma pequena aranha...

O Chapeleiro Maluco do país das Maravilhas...



Mais um Ogro...



Bom...assim como o personagem que dá nome ao conto (o tal Spiderwick) espero que não me internem em nenhuma instituição depois deste post...rsrsrsrsrs.
Na verdade quero apenas mostrar e sugerir que como fotógrafos e artistas podemos "Ver" o mundo através de uma nova e inusitada óptica. E é isto o que nos diferencia dos simples "apertadores de botão" que tanto povoam as mídias sociais e que - infelizmente - saturam o mercado profissional.
Espero que gostem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário