quarta-feira, 12 de agosto de 2015

COMO PROTEGER O SEU EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO.

ALGUMAS DICAS E SUGESTÕES BÁSICAS DE PROTEÇÃO PARA O SEU EQUIPAMENTO



Ao longo de todos estes anos eu já ouvi e vi as histórias mais terríveis (embora as vezes sejam cômicas) de problemas com equipamentos fotográficos, causados em sua maioria por falta de cuidados básicos ou ainda pela falta de acessórios apropriados e que tem como função a proteção destes equipamentos!
Vale citar que estamos falando de todo tipo de situação, desde uma quebra ocasionada pelo transporte em recipiente não qualificado, uma foto única que se perdeu devido àquele grão de areia que ficou bem no rosto do fotografado ou ainda, daquela viagem difícil até aquele paraíso ecológico longínquo, com uma umidade absurda no ar e que fez com que a sua câmera "apagasse".

Pensem em uma situação absurda como esta!
Mas fiquem tranquilos, é só uma simulação.

Parece besteira falar sobre isto mas é a pura realidade! Conheço pessoas que gastaram milhares de Dilmas (ou mesmo de Obamas) para comprar aquela câmera ou aquela lente prime e não se dignam a comprar uma bolsa decente para transportar o seu equipamento, já presenciei pessoas carregando isto em sacolas plásticas...deu vontade de partir para a agressão.
Em alguns casos a proteção é mais específica, dependendo do ambiente em que iremos fotografar, mas ainda assim não é nada complicado de se conseguir.
Vejamos alguns tópicos:

CUIDADOS COM SUJEIRAS NA TROCA DAS LENTES

Todo mundo que tem uma DSLR já passou por isto...Aqueles minúsculos grãos de pó que insistem em se alojar no sensor de nossas câmeras! Praticamente todos os modelos mais novos de câmeras tem a função "Limpeza do Sensor" incorporado ao seu funcionamento, mas em alguns casos o mesmo não é suficiente para a retirada de sujeiras mais teimosas.
Existem no mercado diversos produtos destinados a limpeza dos sensores, a maioria em formato de uma caneta que retira a partícula através de  eletrostática. Eu nunca usei isto!
Não tenho coragem de tocar no sensor da máquina (algo que equivale a 60% do valor da mesma) com um objeto que muito provavelmente não sei operar com maestria. Prefiro levar a câmera até uma assistência técnica e solicitar a limpeza. Na maioria das vezes cobram valores simbólicos, apenas em casos mais graves é que necessitam desmontar a câmera e isto pode gerar valores mais elevados.
Mas e se você estiver em uma viagem e aparecer o famigerado ponto escuro bem na cara das pessoas fotografadas? Em casos de emergência eu apelo para a minha bombinha fuc-fuc, fiel companheira desde a época das câmeras com filmes.

Minha fiel bombinha Fuc-Fuc e um pequeno pincel de pelo de Marta.

Não estou afirmando que os limpadores modernos não funcionam, apenas que EU não tenho coragem de usa-los.
Podemos ainda tomar alguns cuidados na troca das lentes e que ajudam a minimizar a ocorrência deste problema, tais como:

-Mantenha a abertura para a lente na câmera sempre voltada para baixo, durante a trocas das mesmas.

-Se estiver em área aberta e com correntes de vento, procure usar algum anteparo ou o próprio corpo, para bloquear o vento.

- Antes de retirar a lente a ser trocada, limpe as bordas do acoplamento e áreas adjacentes com um pincel de pelo de Marta ou com uma bombinha de ar.

- Cuidado com a incidência de luz direta no interior da câmera, isto pode afetar o sensor.

TRANSPORTANDO O SEU EQUIPAMENTO

Seja para uma viagem longa ou apenas para aquele passeio no parque aos domingos, SEMPRE leve a sua câmera e os acessórios em bolsas ou cases apropriados para estes equipamentos.
Existem no mercado milhares de modelos para os mais variados fins e necessidades, nos mais variados preços, contemplando a todos os bolsos, portanto sem desculpas!
Eu costumo transportar o meu equipamento em bolsas com divisórias internas e acolchoamento externo (que protegem contra pancadas moderadas), revestidas com tecidos tratados com hidro-repelente (protegem contra respingos de chuva e em uma viagem de barco) e dotadas de alças resistentes, afinal já pensou na hipótese de ver a sua bolsa com milhares de reais dentro dela rolando cachoeira abaixo?

Modelo de bolsa com divisões internas acolchoadas, corpo estruturado e resistente a água. Possui ainda bolsos frontais
para acessórios e compartimento para notebook.

Tenho ainda um case da Vanguard que utilizo em viagens mais longas e para locais mais complicados. Este case é a prova d´água, flutuante, resiste a pancadas fortes e até mesmo a algum esmagamento. Em seu interior possui blocos de espumas moldáveis que acomodam perfeitamente o equipamento.



Case a prova d´água, resistente a pancadas e esmagamento.


PROTEJA A SUA LENTE DE RISCOS E PANCADAS

Eu já cai de cara no chão, com a câmera pendurada a frente do corpo e com a lente batendo no piso rústico, mas a mesma não sofreu nenhuma avaria no vidro. Todo o estrago foi destinado ao meu valente filtro UV que acabou sendo descartado por total falta de condições de uso depois disto!
Uma economia de milhares de reais, pois um filtro destes custa algo em torno de US 15 enquanto que uma lente...

Lente 50mm com filtro UV - A medida da rosca é de 52mm, para cada lente esta medida deve variar.

Estes filtros não alteram em nada a qualidade da imagem e você acaba nem percebendo mais a presença dele após algum tempo.
Existem também alguns tipos de protetores para o corpo da lente, conhecidos como LENSCOAT. A maioria das pessoas que conheço usa mais por questões estéticas, acham "maneiro" aquele tecido camuflado ornamentando as suas lentes, mas a função primordial destes é proteger os anéis externos da lente contra umidade e poeira, que podem penetrar no corpo da mesma e causar mal funcionamento.

Foto: www.naturescapes.net

Outro problema comum nas lentes é o aparecimento de fungos nos elementos ópticos, ocasionados em sua maioria pelo acumulo de umidade. O ideal seria guardarmos os nossos equipamentos em estufas climatizadas, mas isto é muito difícil e dispendioso. Neste caso ajuda bastante manter saquinhos de Sílica nas bolsas e armários onde você guarda os equipamentos.

Saquinhos com Sílica, vem em quase todas as embalagens de produtos eletrônicos.
É tóxica portanto não abra os saquinhos e não coma!

Lembrando que a Sílica satura com o tempo e deixa de absorver a umidade, portanto troque em alguns meses.
Em casos de lentes com fungos no vidro externo a limpeza pode ser feita com álcool isopropílico e um destes lenços de papel usados para limpeza de lentes de óculos. Existem ainda kits próprios para este tipo de limpeza no mercado.

Frasco com álcool isopropílico (comprei em uma farmácia de manipulação) e lenços para limpeza de lentes e óculos.

Coloque algumas gotas do álcool no lenço para limpeza

Passe suavemente sobre a lente em movimentos circulares
Reparem na superfície do vidro onde aparecem "oxidações" ou fungos causados pela umidade.


AMBIENTES COM UMIDADE ACENTUADA, NEBLINA OU NÉVOA.

Já presenciei também fotógrafos que permaneceram horas no meio da mata em dias de chuva fina, e isto fez com que suas câmeras simplesmente apagassem, voltando a funcionar (as vezes de forma precária) apenas alguns dias depois.
Não vamos nos esquecer que toda câmera é um EQUIPAMENTO ELETRÔNICO e estes nunca combinaram com água, vapor ou umidade!
É claro que existem modelos que suportam maior exposição a estes fatores, mas proteção total somente com uma caixa estanque.
Também já ouvi um relato de um fotógrafo que passou toda uma madrugada realizando um timelipse incrível, mas se esqueceu do sereno e isto danificou a sua câmera.
Existem no mercado alguns produtos que se destinam a proteger o equipamento contra umidade e respingos.
Eu uso este que comprei na DealXtreme, feito de tecido sintético a prova d´água e com aberturas para as mãos, facilitando assim o manuseio dos comandos na câmera.




Tenho ainda um colete para fotógrafo feito com tecido tratado com hidro repelente, bolsos com costuras que impedem a entrada de água nos zíperes, onde costumo carregar as minhas lentes e baterias. Mas sempre carrego junto o meu infalível SACO DE LIXO, daqueles de plástico preto mesmo...São enormes e envolvem todo o equipamento, em caso de emergência. Não saia de casa sem o seu!

Meu indefectível Colete, com milhares de bolsos (alguns eu ainda não explorei), resistente a água e respirável.
Foto do amigo Ubaldo B. Filho.


OUTROS CUIDADOS.

Poderíamos ficar falando aqui por horas e sempre faltaria algo a ser colocado, mas acho que por experiência própria já listei os principais. Outros itens como evitar a exposição do equipamento a calor e Sol intensos são básicos mas ainda negligenciados.
Confira sempre as condições das alças dos equipamentos e também das bolsas de transporte. Cabeças de tripés com folgas ou acoplamentos (plates) das cabeças sem firmeza, causam a queda de câmeras e lentes com frequência.
O uso de parasol na lente também ajuda a proteger a mesma contra pequenos impactos frontais.

Confira sempre se o acoplamento entre a câmera e o tripe esta firme e seguro

Parasol não é acessório de beleza, tem a sua utilidade e ainda ajuda a proteger a lente de
impactos frontais.

E acima de tudo...Cuide do seu equipamento com o carinho que ele merece!
Isto parece besteira mas quase ninguém da atenção a este conselho. Parece que comprar outro depois está muito fácil, não é????

2 comentários:

  1. alcool pa limpa objetiva? filtro UV não altera qualidade da foto? minha nossa! Estou impressionado com a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu caro Jose, o álcool em questão é o isopropílico que não contem água, evapora rapidamente em contato com o ar e não afeta o equipo. Já com relação ao filtro UV é interessante que seja de boa qualidade, existem filtros muito baratos no mercado que podem causar alguma distorção na imagem.Que bom que estas informações foram úteis.

      Excluir