terça-feira, 30 de junho de 2015

UM POUCO DE MACROFOTOGRAFIA

OU AINDA...UM PEQUENO ESTUDO SOBRE DESCONSTRUÇÃO DE IMAGENS!

A Exposição Nacional de Orquídeas em Rio Claro - SP
Em primeiro lugar quero esclarecer que este post não aborda técnicas sobre macrofotografia, isto ainda publicarei posteriormente.
Em segundo, quero informar que na ocasião das fotos eu não estava sobre a influência de nenhum chá alucinógeno, feito a base do pólen de alguma flor!

Apenas uma parte da diversidade encontrada em exposições como esta
O que ocorreu é que acompanhei minha esposa a esta exposição, pois as Orquídeas são alvo de sua atenção e esta seria uma grande oportunidade para realizar belas fotos e testar o meu Tubo de Extensão comprado pela Deal Xtreme.

Foto feita com a Canon 7D, lente 50mm-f:1,8 e tubo de 36mm

Foto com a 50mm apenas
Mas o que me motivou a fazer estas fotos foi algo que assisti ha algum tempo e que me impressionou muito...O filme "As crônicas de Spiderwick", em especial a cena onde as fadas e elementais se revelam, saindo do meio das flores que enfeitavam as jardineiras do local!

As fadas e elementais que povoavam a imaginação do autor de "As crônicas de Spiderwick"
* Cenas do filme e gravura do livro.
Além disto pude ver recentemente algumas fotos de flores que "imitavam" animais e outros seres em suas formas e resolvi dedicar um pouco de minha atenção a estes detalhes.
Devo dizer que o resultado foi fascinante!!!


A Orquídea "Ogro"...alguém não consegue ver a semelhança com este personagem das fábulas?
Ao olhar para estas plantas através do tubo de extensão, mudando um pouco o ângulo de visão tradicional e principalmente abstraindo-se da concepção existente de uma imagem, comecei a ver uma infinidade de formas e possibilidades. Assim como o personagem do livro / filme que ao usar um monóculo podia Ver uma nova realidade, povoada por seres fantásticos, a macrofotografia me abriu as portas para um novo Mundo!

Pequenas aves sugando o néctar das flores?

Uma ave em voo?


Bandos de pássaros?





Ao olhar para cada flor surgiam formas intrigantes e reveladoras...
Convido vocês a "abrirem os seus Olhos".


A cabeça de um macaco...

O crânio de uma vespa...

Um pequeno polvo...


A cabeça de um jaguar...

Um morador dos Andes com suas vestimentas típicas...

Os meus preferidos, os Gnomos...





Uma pequena aranha...

O Chapeleiro Maluco do país das Maravilhas...



Mais um Ogro...



Bom...assim como o personagem que dá nome ao conto (o tal Spiderwick) espero que não me internem em nenhuma instituição depois deste post...rsrsrsrsrs.
Na verdade quero apenas mostrar e sugerir que como fotógrafos e artistas podemos "Ver" o mundo através de uma nova e inusitada óptica. E é isto o que nos diferencia dos simples "apertadores de botão" que tanto povoam as mídias sociais e que - infelizmente - saturam o mercado profissional.
Espero que gostem...

quinta-feira, 25 de junho de 2015

CAPELETTI IN BRODO - AS BOAS VINDAS AO FRIO

Em 2011 quando conheci a Itália, cheguei ao país após ter visitado Israel onde não tive uma boa experiência gastronômica. Chegamos tarde da noite, com um frio de 5ºC e possibilidade de nevar.
Alguns amigos chegaram a sugerir à nossa guia que parássemos em um Mac Donald´s no caminho, sugestão esta que abominei!
Fomos direto até o nosso hotel em Assisi e lá nos esperavam com um delicioso Capeletti in Brodo!
Perfeito para darmos as Boas Vindas ao frio e a gastronomia Italiana.

Não sei se a foto acima pode descrever toda a emoção sentida neste momento por poder
comer algo quente, saboroso e acompanhado de um bom vinho, após vários dias de viagem.
Desde então adotamos este prato como um de nossos preferidos e segue a nossa receita para preparar um delicioso CAPELETTI IN BRODO:

Nosso Capeletti in Brodo, com massa recheada de ervas finas com frango...Mabrouk, of course!


300gr de Capeletti de boa qualidade - nós usamos o da Mabrouk, com certeza!

01 Coxa e sobrecoxa de frango com osso (inteiros)

01 Cebola média picada

01 Cenoura picada em cubinhos

01 Talo de Salsão picadinho - na falta pode substituir por Alho-poró

01 dente de Alho picado

250gr de Carne de panela picadinha

1 1/2 litros de água

Comece refogando a carne de panela e o frango, acrescente a cebola e o alho e depois os legumes até ficarem levemente dourados. Despeje a água, corrija o Sal e a Pimenta e deixe ferver em fogo brando, com a panela tampada por 01 hora no mínimo. Se preferir usar panela de pressão este tempo cai para 20 minutos no máximo, mas eu prefiro a cocção lenta.
Após este tempo verifique a consistência da carne e se estiver macia acrescente os Capeletti deixando apenas o tempo determinado pelo fabricante para o cozimento ou aquecimento destes.
O frango pode ser retirado e usado em outra receita, mas isto depende do gosto de cada um.
Sirva acompanhado de um bom pão italiano e de um excelente vinho. Buon appetito!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

TRILHA DOS TUCANOS - VIAJAR, COMER, FOTOGRAFAR, PASSARINHAR, FAZER AMIGOS,...

ESTE POST DEVERIA SE CHAMAR: "É POSSÍVEL PASSARINHAR SEM UMA TELEOBJETIVA?"

Araçari-banana em comedouro na Trilha dos Tucanos - foto feita com a Canon 7D , lente 28/200mm
Bom...Se o local escolhido for a Trilha dos Tucanos, então é possível sim!
A prova está aqui, todas as fotos desta postagem foram feitas com uma Canon 7D com lente 28/200mm e com a 5D MarkII com uma lente 28/135mm.
Em algumas delas a distância era tão pequena entre a câmera e a ave que precisávamos nos afastar para conseguir focar.

Sintam a dificuldade em fotografar
Mas antes de falarmos sobre a questão das aves e da fotografia quero manifestar algo que muito nos marcou e que sempre buscamos em nossas viagens, mesmo as mais curtas.
Já estive antes na Trilha dos Tucanos e na ocasião ficamos muito felizes com a recepção, a atenção e o carinho dispensado a nós pelos proprietários, os queridos Marcão e Patrícia. Desde então não conseguimos voltar ao local, em todas as vezes que tentamos algo acabava sempre frustrando a nossa viagem.
Desta vez havíamos proposto de irmos para lá aproveitando o final de semana prolongado, por ocasião do feriado de Corpus Cristh.Mas em conversa com um amigo ouvi que a lotação para este período estava completa e que talvez não aceitassem mais ninguém, mesmo para a opção de day-use.

Partiu Trilha dos Tucanos - 6:45 hs.

Ainda assim fomos para lá, com a cara (de pau) e a coragem! E qual foi a nossa surpresa ao chegarmos e sermos recebidos com um caloroso abraço e palavras carinhosas que já fizeram valer a pena a nossa viagem.
Lembramos depois que estivemos ali a mais de um ano e fomos tratados como amigos que convivem sempre. É muito gratificante poder conhecer e conviver com pessoas assim, sinal de Princípios!

Muitas aves nos esperando e muitos novos amigos também.
A TRILHA É DOS TUCANOS!

E desta vez eu pude encontrar aqueles que emprestam o seu nome ao local, os belíssimos Tucanos!
Foram 04 espécies na verdade, um verdadeiro show de cores e formas.
O primeiro a aparecer e o que mais permitia a aproximação foi o Araçari-banana (Pteroglossus bailloni), vinham em grupos de até 05 indivíduos e pareciam não se importar com a nossa presença e nem com as nossa lentes.





Logo depois chegaram uma dupla de Tucanos-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus), estes um pouco mais desconfiados. Mas não demorou muito para que perdessem a vergonha e deixassem que nos aproximássemos bastante dos comedouros.





A terceira espécie a aparecer foi o Tucano-do-bico-preto (Ramphastos vitellinus), extremamente desconfiado ficava no alto de arvores próximas e só descia quando nos afastávamos do comedouro...bem, no começo era assim, depois começou a se aproximar mais e no fim do dia já estava roubando a banana das outras espécies.







Faltava ainda o quarto integrante desta trupe, na verdade A quarta, pois quem deu as caras foi apenas uma fêmea do Araçari-poca (Selenidera maculirostris). Muito calma descia para comer bananas que caíram ao chão e não se importava com a aproximação.




Mas não foram apenas os Tucanos que deram um show para nossos olhos e lentes. Pica-paus, Saíras e várias outras aves também marcaram presença e aproximavam-se tanto que em alguns momentos a câmera não conseguia focar.











E quase tudo isto avistamos antes do almoço!
Faltava agora fazermos uma trilha, buscando assim aumentar o espaço interno para a deliciosa refeição que nossa anfitriã preparava. Optamos pela trilha do Macuco, bem próxima da sede e de fácil caminhada.


Uma dica muito valiosa para quem se aventura no mato é o uso de proteção. Roupas de manga longa e que permitam a pele respirar são bem vindas. Repelentes para mosquitos e carrapatos, aplicados na pele e também nas roupas, afinal estes insetos são transmissores de diversas doenças, algumas delas podem até matar um ser humano.
O uso de perneiras é imprescindível, pois cobras são absurdamente comuns no meio da mata...rsrsrs.
Neste dia um amigo que lá se encontrava, fotografou uma Coral e a princípio achou ser uma coral-falsa, mas a identificação da mesma sugere que seja uma verdadeira, portanto não vale a pena arriscar.


Foto by Mônica Pompeo

Pensa que a vida de esposa/ assistente/ estagiária de fotógrafo é fácil?
Tem que carregar o equipamento e ainda atravessar por lugares assim...

Olhando assim até parece fácil.
De volta a sede da pousada e aquele almoço delicioso já nos aguardava, juntamente com a simpatia dos anfitriões.
Neste momento o Douglas Bete chega no restaurante e anuncia ter encontrado o Sabiá-cica (Triclaria malachitacea) e foi aquela debandada...Bom, eu não! Terminei calmamente a minha refeição e depois fui até o local onde estavam. Consegui o registro mas as fotos não ficaram legais.



A TRILHA É DOS TUCANOS MAS O REFEITÓRIO É DOS BEIJA-FLORES...

Fiquei impressionado com o aumento no número de beija-flores que encontramos lá desta vez!
Dezenas de indivíduos circulam por entre os bebedouros espalhados pela área do refeitório, sempre disputando (violentamente até) pelo direito de se alimentarem no mesmos.
Percebemos também um aumento significativo no número de abelhas que se aglomeravam nos bebedouros.
Várias espécies de beija-flores visitavam o local mas eram os Beija-flor-rubi que tiranizavam os demais...rsrsrs. Tomaram a vez dos rabo-de-tesoura, que por ali não aparecem.



Montei um pequeno set com algumas flores que encontrei na mata, alguns flashes disparados via rádio e um disparador a cabo para a câmera. Depois foi sentar, se acomodar e ficar ali fotografando estas jóias aladas, na companhia de vários amigos.







Em determinado momento o número de frequentadores aumentou muito e começamos a apostar quem iria ser alvejado na testa por um beija-flor em primeiro lugar!
Tive então a feliz ideia de sugerir a minha esposa para que segurasse uma tampinha com água e açúcar em sua mão e veríamos se algum deles se aproximaria...Bingo!!!!

Mônica alimentando um beija-flor em sua mão
 Embora a experiência tenha sido extremamente rápida, a emoção gerada foi intensa e permanece até agora. Isto nos fez pensar que se os homens pudessem viver mais tais situações, talvez não mais aprisionariam aves em gaiolas...quem sabe um dia?
O dia terminava lentamente e faltava ainda ver o João, a Irara mais famosa e fotografada do Brasil!
Mas como toda grande celebridade ele também tem suas manias e desta vez não quis aparecer...Tudo bem, agora teremos que voltar em breve.
Hora de arrumar as coisas e pegar a estrada, mas antes uma última foto de um ruidoso bando de periquitos...Até breve amigos!