sábado, 13 de fevereiro de 2016

PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO - O QUE MUDOU NESTES 03 ANOS...

P.E. CARLOS BOTELHO EM S. MIGUEL ARCANJO

A entrada do parque pela sede em S. Miguel Arcanjo
Depois de 03 anos conseguimos voltar ao P.E. Carlos Botelho e não sabíamos o que iríamos encontrar desta vez. Como sempre as informações na web são bem restritas e salvo o site oficial do mesmo, poucas são as publicações que abordam sobre o local ( o nosso blog é um dos poucos, o que explica a grande quantidade de acessos ainda a esta publicação de 2013).
Pretendíamos fazer uma trilha e depois conhecer as vinícolas que encontram-se no entorno do parque.


Como estávamos em Araçoiaba da Serra saímos por volta de 7:30hs em um percurso previsto com 60 min. de duração...Isto se não ficássemos parando para fotografar cada ave ou animal que cruzasse a estrada.

Gavião-carrapateiro degustando uma pequena cobra (não sei se foi ele quem a abateu)
 O caminho até S. Miguel Arcanjo é bem tranquilo mas a estrada estava em péssimas condições e em alguns trechos tivemos alguns sustos com caminhões na contramão, buscando desviar-se de  verdadeiras crateras na pista, portanto...Atenção!
A partir de S. Miguel as indicações para o parque estão em todo o lugar,é muito difícil errar o caminho.



Ao chegarmos ao parque começaram as surpresas! Primeiro foi pelo número de visitantes.
Em 2013 haviam pouquíssimos visitantes na sede e praticamente ninguém realizando alguma atividade de ecoturismo, desta vez encontramos uma verdadeira fila de veículos na portaria e uma legião de turistas na sede. Haviam pessoas saindo com guias para trilhas, outras conhecendo a sede e a estrutura do receptivo da mesma, muitas pessoas saindo de bikes, e alguns apenas se informando e seguindo pela estrada que corta o parque.
E esta foi a nossa segunda surpresa do dia!!
Quando estivemos lá em 2013 a estrada era de terra e cheia de cascalhos. Não chegamos a percorre-la na época mas pelo pouco que pudemos ver parecia ser bem complicado atravessar o parque.
Desta vez encontramos a mesma PAVIMENTADA, foram usados bloquetes de concreto e as obras se finalizaram em 2015, portanto ainda está bem conservada.

A estrada em 2013, a poucos metros da sede em S. Miguel Arcanjo

A estrada em 2016, a poucos metros da foto anterior
Achamos melhor nos informar na sede sobre as opções de passeios e descobrimos que as trilhas agora só podem ser feitas com a acompanhamento de guias do parque.
Descobrimos também que todas as despesas no parque só podem ser pagas em DINHEIRO, não aceitam cartões e nem cheques. Fique esperto e vá preparado caso pretenda contratar algum guia.
É cobrado um ingresso de R$ 12,00 e novamente acho muito justo a cobrança. O receptivo conta com banheiros limpos e água potável gelada, além do atendimento atencioso dos funcionários.
Optamos por não fazer a trilha e conhecer a estrada do parque de carro, parando nas atrações que encontrássemos pelo caminho.
Mas enquanto conversávamos com o atendente fomos interrompidos por um ruidoso bando de Tucanos-de-bico-verde, que acabavam de pousar em uma goiabeira, ao lado de sede. Nem precisei de uma poderosa tele-objetiva para fotografa-los em diversos ângulos.





Seguindo pela estrada a poucas centenas de metros da sede chegamos a Bica d´água e o Rio Taquaral.No local hoje existe um ponto de partida para prática de boiacróss e o serviço é oferecido pela Operadora Muriqui Ecoturismo e além deste serviço oferece diversas outras atividades ligadas ao parque e entorno.



Seguimos pela estrada e constatamos algo que nos desagradou. Não existem pontos para parada de carros, apenas alguns pequenos bolsões com alguns quiosques e muuuiitaaaaa gente nestes.
Pequenas cachoeiras ao longo da estrada e áreas de vegetação magnífica podem ser vistas apenas através das janelas do carro e sempre em movimento pois atrás (sempre) vem gente.
Não achamos apropriado chegar ao final dos 33 km da estrada que corta o parque, pois pretendíamos ainda conhecer as vinícolas e nesta região as chuvas são constantes e inesperadas.







Algumas paradas pelo caminho,uns 15 km percorridos e voltamos para S. Miguel Arcanjo...destino: as vinícolas!

2 comentários:

  1. Olá amigo!
    Imaginar que na nossa última visita a este parque, 5 anos atrás, tudo era bem diferente também me deixou surpresa.
    Pegamos a estrada de terra ainda, mas uma das coisas mais agradáveis eram a tranquilidade e a quietude, justamente por não ser tão frequentado...
    Comentava outro dia que para conseguirmos visitar lugares assim estamos precisando ir cada vez mais longe.
    Um grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc minha amiga! Mas não sei ainda se o problema está no aumento da frequência ou na educação precária dos frequentadores (sem generalizar) no quesito "respeito pelo meio ambiente"!
      Grande abraço.

      Excluir