quinta-feira, 17 de julho de 2014

QUMRAN E MAR MORTO - CULTURA E DIVERSÃO PARA TODAS AS IDADES

OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

Qumran ficou mundialmente famoso a partir de 1947, após a descoberta dos célebres "Manuscritos do Mar Morto". No local existe hoje um sítio arqueológico, onde funciona um pequeno museu com atividades educacionais e um centro de visitantes.Fica próximo ao Mar Morto, a 12 km de Jericó e a 22 km de Jerusalém, em Israel.

Vista panorâmica em 360º das ruinas de Qumran
Além do centro de visitantes podemos ver as ruínas das construções que foram utilizadas inicialmente pelos Essênios, um grupo que ainda hoje causa controvérsia, seja pela sua filosofia de vida ou pelas dezenas de especulações ligadas aos seus usos e costumes. Tais teorias ligam os essênios a diferentes religiões e personagens do início da era cristã.

Algumas das ruínas encontradas em Qumran

O que se admite hoje é que estes homens viveram no local entre os anos de 150 A.C. e 70 D.C., eram conhecidos como "médicos" e praticavam esta função entre o povo judeu.Viviam afastados das cidades, em um sistema de cooperativismo, ou seja ninguém recebia pelos seus serviços e todos se beneficiavam daquilo que a comunidade proporcionava. Moravam em habitações comunitárias e usavam a água e o costume de banhar-se em seu dia a dia.


Seguiam os ensinamentos de Moisés e muitos dos seus costumes e usos assemelham-se aos preceitos estabelecidos pelos primeiros cristãos. Devido ao uso do banho em seus rituais e aos costumes similares aos dos cristãos, existem algumas especulações de que João Batista e Jesus de Nazareth seriam essênios.


Por volta do ano de 68 D.C. o local foi invadido e destruído pelos romanos, por isso acredita-se que os essênios não tiveram tempo de fugir e esconderam seus pergaminhos nas cavernas, existentes em toda a área ao redor do local. O clima extremamente seco do local ajudou a conservar tais relíquias, que haviam sido depositadas em vasos de barro.

Para qualquer lado que você olhe verá as tais grutas e cavernas incrustadas nos paredões. Algumas a dezenas de metros do chão.
Um jovem pastor de ovelhas foi quem encontrou os primeiros manuscritos e após a sua divulgação se transformou em um assunto de grande interesse por parte da comunidade científica. Até o ano de 1956 foram encontrados cerca de 800 manuscritos, sendo 200 deles de conteúdo bíblico.



Em meio a este clima desértico podemos avistar pequenas manchas verdes entre as pedras. Trata-se desta planta solitária, que não sei o nome ainda...

Além de visitar as ruínas é possível também caminhar por pequenas trilhas que levam a algumas destas cavernas. Na verdade tratam-se de pequenas cavidades nas paredes dos morros existentes no local.
Caminhar por estes locais, sentar-se sob alguma sombra e buscar um estado de introspecção, possibilita àqueles que se permitirem, poder Sentir um pouco daquilo que por centenas de anos foi praticado entre os homens que ali habitavam...Um ideal de solidariedade e cooperativismo, uma sociedade justa onde todos eram úteis e usavam seus talentos em prol da comunidade.



O tamanho das paredes e fendas impressiona.


Mas se quiser ver algum pergaminho você terá que ir até o Museu do Livro de Israel, onde existe uma fantástica instalação projetada para parecer com o jarro onde estas relíquias foram encontradas.

O Museu do Livro, dentro do Museu de Israel

O local onde alguns dos manuscritos estão expostos. Um rolo de pergaminho gigante, dentro de um vaso com as mesmas proporções.

Vista externa do domo que abriga os manuscritos.

O MAR MORTO

Conhecer o Mar Morto era um daqueles sonhos de criança, afinal sempre ouvi as mais diversas histórias sobre o local!
Algumas delas ligavam este local a suposta localização de Sodoma e Gomorra, e que aquilo que hoje vemos seria o resultado da destruição destas cidades, conforme narrado na Bíblia.Talvez seja por isto que o local também é conhecido como Mar de Lot, aquele que segundo a Bíblia foi salvo da destruição, mas sua esposa resolveu olhar para trás e foi transformada em uma estátua de sal.

Uma das margens do Mar Morto, vista através de Israel.
Outras histórias menos dramáticas diziam que era praticamente impossível afundar nestas águas...Não é bem assim, mas quando se é criança tudo ganha uma proporção exagerada.
E foi em busca desta aventura que eu fui até o local.

Um pequeno balneário serve como apoio aos visitantes do local.
O Mar Morto esta dividido entre 3 países e eu fui conhecê-lo pelo lado de Israel, mas banha ainda a Cisjordânia e a Jordânia.


Existem hotéis construídos as margens do mar, mas nós fizemos a nossa visita em um local com um receptivo apenas, contando com banheiros, chuveiros (indispensáveis), um pequeno restaurante a algumas espreguiçadeiras na margem.
Não vou nem entrar nas informações geográficas do local, isto você pode achar aos montes no Google, mas basta dizer que ninguém consegue passar pelo local e deixar de se divertir como criança!
Vamos explicar...A água deste mar é extremamente salgada, umas 10 vezes mais que a água do mar em geral, e isto a torna muito densa! A ponto de que se você mergulhar nela será levado novamente a superfície. Mas isto não quer dizer que você não afunde...e tem que tomar ainda um cuidado adicional quanto a mergulhar.

O espírito de farofeiro fala mais alto...
Se esta água entrar em seus olhos ou em sua boca, a sensação é extremamente desagradável. Nos olhos, arde mais que pimenta e na boca causa até náuseas.Além disto, ela vai denunciar qualquer pequeno machucado que você tenha no corpo e ainda não sabe.

Uma garrafa com água doce ajuda muito caso seja necessário lavar os olhos e boca, após um mergulho.
Mas tomando os devidos cuidados a experiência é imperdível! Você pode flutuar sem nenhum esforço, nas posições mais inusitadas. Você pode ver gente lendo, meditando ou fazendo sei lá o que...

Um dos sonhos desta criança finalmente realizado

Se fosse no rio Tietê diriam que é outra coisa boiando na água.
Mas ainda não acabou. Existe também a crença de que a lama deste mar tem propriedades terapêuticas e cosméticas, e que banhar-se em suas águas e lambuzar-se de lama por alguns minutos, rejuvenesce a pessoa em 10 anos...Aproveitei e tomei uns 5 banhos de lama!

Um ritual de pura masculinidade...Homens semi-nus se lambuzando de barro mutuamente.
Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooaaarrrrr!

Garanti mais uns 50 anos de preservação.

Não sei se existem locais de acesso  que não possuam nenhuma estrutura de apoio, como a que usamos, mas não aconselho isto em hipótese nenhuma, afinal depois de sair da água você irá desejar e precisar (urgentemente) de um banho! Você se sente como um bacalhau a portuguesa, ou seja, cheio de sal e óleo.

Conseguir sair da água é um dos trabalhos de Hércules, pois a lama na margem é extremamente funda. Em alguns pontos você afunda a perna até a altura dos joelhos.
Nas proximidades existem também lojas de cosméticos, que vendem produtos com o selo "Lama do Mar Morto" em sua composição. Dizem que a fundadora deste negócio foi Cleópatra, que vinha do Egito apenas para banhar-se em suas águas e lambuzar-se de lama...Fazer o que né?

Lambuzados, com os olhos e garganta queimados de sal, mas muito felizes!
Agora o mais importante nisto tudo é que este é o ÚNICO local no planeta onde você poderá ter esta experiência na água, portanto deixe de lado a frescura e caia na água...mesmo que por poucos segundos antes de ser levado novamente a superfície.

terça-feira, 1 de julho de 2014

AS POSTAGENS MAIS POPULARES NESTE BLOG

OU ENTÃO...PORQUE AINDA MANTENHO ESTE BLOG?

Analisando as estatísticas fornecidas sobre este blog, verifiquei a lista das postagens mais acessadas (ou populares) até esta data.
O resultado não foi inesperado, afinal estas publicações são um reflexo daquilo que eu mesmo experimentei quando pesquisei na Web sobre estes locais e estes assuntos, ou seja...Quase nenhuma informação!
A lista reflete bem a proposta deste blog, que é tratar de assuntos ligados a Viagens, Comida e Fotografia.
Na ordem decrescente de acessos estão:


                                PARQUE CARLOS BOTELHO - SÃO MIGUEL ARCANJO



                                JOAQUIM EGÍDIO - VIAJAR, COMER, FOTOGRAFAR,...



                       FOTOGRAFANDO NA CONTRALUZ - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES



                             SERRA DA CANASTRA - FINALMENTE OS PÁSSAROS



                               MONTE ALEGRE DO SUL - POUSADA DA FAZENDA



                                        FOTOGRAFANDO EM ALTA VELOCIDADE



                                          SPAGHETTI I PROSCIUTTO AO MOLHO DE...

Como eu havia citado, os assuntos estão bem distribuídos entre as três categorias abordadas.
Mas o que me motivou a escrever este post não foi o resultado desta pesquisa mas sim o que me faz ainda continuar a escrever estas postagens?!
Afinal, não ganho (e nunca ganhei) nada com isto, com as indicações de locais, restaurantes, barraquinha de feira livre, ou ainda de equipamentos fotográficos e softwares de edição de imagem...Então porque?
Aproveitei a dúvida e fui pesquisar sobre outros blogueiros (detesto este rótulo) com interesses similares e encontrei uma verdadeira legião de "idealistas" obstinados.
Alguns, é claro, eu já conhecia. Pessoas como os meus amigos "Os Caminhantes", uma família que tem o maior prazer em COMPARTILHAR com todos as suas experiências, perrengues, dicas e tudo que possa facilitar a vida de qualquer pessoa que se interesse em ler os seus posts.
Descobri outros também, como o Gabriel P. Brito que mantem um site muito legal sobre viagens a locais que você certamente NUNCA pensou em visitar.
Seguem alguns destes links:

OS CAMINHANTES

GABRIEL QUER VIAJAR

Isto apenas para citar os que mais visito, mas costumo seguir as publicações de dezenas de sites, sobre Fotografia, Natureza,Dicas Gastronômicas e Viagens, sempre deixando algum comentário ou um singelo "Curtir", quando se trata de pagina do Facebook. Um fator em comum que pude observar na maioria dos casos é que ninguém ganha nada com isto, pelo menos em termos de retorno financeiro.
É lógico que existem Blogs com centenas de milhares de seguidores e que faturam centenas de milhares de din-din com as publicações que fazem, na maioria com textos que vendem produtos ou profissionais que pagaram muuuiitoooo para ter seu nome vinculado a estas publicações. Os textos são de uma pobreza impar e não acrescentam nada a quem esta lendo, então novamente...PORQUE AS PESSOAS SEGUEM ISTO?
Não vou entrar no mérito deste assunto, mas citando o grande fotógrafo Oliviero Toscani: " A publicidade acabou com a arte, hoje tudo é para ser Vendido e não mais para ser Belo..."
Mas vamos logo ao motivo inicial desta postagem...Porque ainda continuo a escrever para este blog?
Porque assim como muitos outros, EU GOSTO MUITO DISTO! Me encanta poder Compartilhar com todos desta minha visão (ainda que relativa) do Mundo.A possibilidade de ser Útil me impulsiona a continuar, afinal eu posso ajudar alguém que eu nem conheço, em qualquer local do planeta, a conseguir melhores fotos em suas viagens, a experimentar sabores e pratos que ficarão marcados ou a escolher um local descente para se hospedar, mesmo que estas pessoas não venham nunca a me conhecer pessoalmente.
Algumas das postagens que citei recebem centenas de acessos semanalmente, mas infelizmente quase ninguém as comenta ou mesmo se inscreve para seguir o blog. Isto já seria algo muito bom, afinal demonstraria ainda haver vida inteligente na web e serviria como motivação para mim e para aquelas pessoas que citei (os Idealistas obstinados) a continuarem com este trabalho tão útil, mesmo para aquele meu leitor solitário,  lá da Moldávia e que semanalmente faz uma visita ao meu blog,.Um abraço para quem ler estas palavras.